Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gripe : Instituto Butantan começa a produzir vacinas

Agência do Rádio - 20 de março de 2006 - 08:13

O Instituto Butantan vem se empenhando em desenvolver uma vacina contra o vírus da gripe aviária, o H5N1, uma vez que a doença preocupa autoridades de saúde de todo o mundo. Neste mês cerca de 20 mil vacinas já começam a ser produzidas. O presidente da Fundação Butantan, Isaías Raw, diz que a idéia é que o Brasil esteja preparado para a possiblidade de haver uma pandemia.

"Primeiro é possível que a pandemia não ocorra. Mas, não se espera jamais, vacinar a população como um todo. A idéia é ter uma certa quantidade de vacina destinada, se houver pandemia, se houver transmissão de gente para gente, todo mundo que entrou em contato com o paciente sej a porque viajou junto, seja porque é médico ou enfermeiro vai ser vacinado. Então a finalidade é produzir essa vacina. Se nós tivermos que enfrentar uma pandemia daqui a alguns anos, nessa altura a fábrica grande vai estar pronta e ela vai poder produzir 200 mil doses de vacina."

A meta do Instituto Butantan, até o final do ano, é produzir cerca de 30 mil doses da vacina contra o vírus da gripe aviária. Entre julho e agosto deste ano, já serão realizados testes em pessoas que desejam se voluntariar. Caso seja comprovada a eficácia da vacina, o Brasil vai iniciar a fabricação em larga escala do produto para deixar em estoque.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News