Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gripe aviária volta a preocupar Ásia

16 de janeiro de 2007 - 15:32

Assim como já aconteceu nos últimos invernos do hemisfério norte, a gripe aviária ganhou força na Ásia, com a confirmação no Japão de seu primeiro foco de H5N1 em animais em três anos e a preocupação com o aumento do número de vítimas humanas na Indonésia.

O vírus também se espalhou por bandos de aves no Vietnã e voltou a ser registrado na Tailândia. Mesmo assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não há nenhuma indicação de que a doença esteja sendo transmitida de pessoa para pessoa, e ressaltou que a reação dos países aos focos tem sido bem melhor que no passado.

"É óbvio que estamos muito preocupados com a possibilidade de esse vírus desenvolver a habilidade de se transmitir entre seres humanos. Não vimos nenhum sinal disso ainda. Estamos torcendo para que fique do jeito que está", disse à Reuters Television em Manila Peter Cordingley, porta-voz da OMS para a região da Ásia e do Pacífico.

"Muitos países saíram-se bem. As defesas são melhores, a reação é melhor, a vigilância é melhor. Mas, se quisermos descrever isso como um jogo de futebol, ainda estamos no primeiro tempo e o vírus está ganhando de 5 a 2."

A preocupação cresceu com a morte de quatro indonésios este ano, que elevou o número de vítimas fatais da gripe aviária para 61 no país — a maior do mundo. "Se houver um aumento, mais hospitais precisam estar preparados. Estamos fazendo um levantamento sobre o que eles precisam", disse Nyoman Kandun, diretor-geral do Ministério da Saúde indonésio para o controle de doenças contagiosas. Ele deu as declarações depois que um médico do hospital Persahabatan, de Jacarta, contou que está lotado de pacientes com sintomas da gripe.

Seis crianças foram liberadas depois que foi constatado que elas não tinham o vírus, mas ainda há três pessoas internadas, e outras três chegaram há pouco tempo. Há o temor de que haja um novo foco na Indonésia, onde uma mulher morreu na quinta-feira da doença, seu filho de 18 anos está infectado e o pai apresenta sintomas. Segundo Kandun, o parentesco entre as vítimas reforça a suspeita de que haja fatores genéticos envolvidos na transmissão da doença.

O Japão confirmou um foco de gripe aviária numa granja no sudoeste do país. Quase 4.000 aves morreram da doença e as autoridades mataram as 8.000 remanescentes no domingo. Os corpos estavam sendo incinerados.

(Reportagem adicional de Ahmad Pathoni e Rolando Ng em Manila e de Miho Yoshikawa em Tóquio)




Terra - Reuters

SIGA-NOS NO Google News