Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grávida pode usar bombinha para asma?

BabyCenter Brasil - 25 de fevereiro de 2016 - 09:00

Sim, é seguro e recomendável usar a bombinha para manter a asma sob controle durante a gravidez.

Embora a maior parte das mulheres que sofrem de asma tenha bebês perfeitamente saudáveis, se a doença não for controlada pode fazer com que falte oxigênio para o bebê, aumentando o risco de ele nascer com baixo peso ou outros problemas.

A asma não monitorada também eleva o risco de complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia (marcada por inchaço, pressão alta e proteína na urina) e vômitos excessivos.

É importante salientar, contudo, que antes de tomar qualquer remédio você deve conversar com o seu obstetra -- não tome alguma coisa só porque já estava acostumada.

Há diversos tipos de remédios contra a asma, mas a maioria se encaixa nas seguintes categorias:

Anti-inflamatórios
Esses medicamentos previnem ou amenizam os sintomas da asma ao diminuir a inflamação no tecido pulmonar. Geralmente, eles não causam alívio imediato dos sintomas. Os três anti-inflamatórios mais comuns para tratar a asma são: o cromoglicato dissódico, o nedocromil sódico e os esteroides.

Há estudos que apontam que os esteroides aumentam o risco de lábio leporino em animais, como ratos, porém isso parece realmente estar limitado a animais -- ainda não existem provas desse tipo de ligação em mulheres grávidas.

Broncodilatadores
Ao relaxar e abrir as vias aéreas, os broncodilatadores proveem alívio temporário de sintomas. O albuterol, bastante receitado, está nessa categoria, que é considerada segura para grávidas.

O seu médico saberá prescrever a medicação que melhor se aplica ao seu caso e, principalmente, às condições do seu corpo. Em geral, os médicos recomendam que se use a menor quantidade possível de remédio para controlar os sintomas da asma. Às vezes, a inalação com apenas soro fisiológico ajuda a diminuir os sintomas e pode ser feita sem preocupação.

SIGA-NOS NO Google News