Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/08/2010 17:51

Grávida, dá-lhe acerola!

Bebê.com.br/ Paula Desgualdo

Um copo de suco de acerola. Essa é a medida suficiente para uma gestante suprir as suas necessidades diárias de vitamina C. Na verdade, nem é preciso se aventurar em expedições ao mercado em busca da acerola, a campeã no nutriente. Um copo de suco de laranja ou uma fatia de mamão todas as manhãs cumprem o mesmo papel: facilitam a absorção de ferro, ajudam na cicatrização de tecidos e dão um chega-pra-lá nos radicais livres - moléculas formadas naturalmente no organismo e que podem degenerar as células. \"Por isso, essa vitamina é de extrema importância tanto para a mãe quanto para o bebê\", afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo.

A falta da substância, por outro lado, pode contribuir para o surgimento de situações indesejadas. \"Estudos apontam que a baixa concentração do nutriente no organismo está relacionada à pré-eclampsia, ao rompimento prematuro da bolsa e ao aborto espontâneo\", exemplifica a nutricionista Andréia Madruga, de São Paulo. A especialista coordenou uma análise no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo com 117 grávidas - a maioria com idade entre 20 e 35 anos - e constatou que 30,8% dessas mulheres apresentaram quantidades insuficientes de vitamina C. \"Isso tem relação direta com a baixa renda e a falta de acesso a alimentos ricos na vitamina\", observa.

Além disso, segundo a pesquisa, 40% das gestantes com deficiência de vitamina C têm o hábito nocivo de dar umas tragadas. \"Quem fuma metaboliza a vitamina ainda mais rápido\", explica Andréia. Aliás, não adianta se entupir de laranja hoje para alcançar a cota do dia seguinte mais rápido. \"A vitamina C é um nutriente que o organismo não consegue armazenar, por isso precisamos renovar o estoque consumindo suas fontes diariamente\", orienta Cynthia Antonaccio.

Segundo o Instituto de Medicina (IOM), uma instituição americana sem fins lucrativos, uma gestante com idade entre 19 e 50 anos precisa mandar goela abaixo 85 miligramas de vitamina C todos os dias. No período de lactação, a meta aumenta para 120 mg. No caso das grávidas com menos de 18 anos, os valores são 80 mg durante a gestação e 115 mg no período de lactação.

Veja abaixo o que comer para ingerir as quantidades indicadas. E não se esqueça de variar o cardápio. Assim você garante, também, uma alimentação rica em outros nutrientes.

Polpa de acerola (100g): 179mg
Suco de laranja bahia (um copo pequeno ou 170g): 155 mg
Mamão formosa (uma fatia ou 170g): 134 mg
Suco de laranja pêra (um copo pequeno ou 170g): 120 mg
Laranja bahia com bagaço (uma unidade média ou 180g): 102 mg
Laranja pêra com bagaço (uma unidade média ou 180g): 97 mg
Tangerina ponkã (uma unidade média ou 135g): 66 mg
Kiwi (uma unidade média ou 76g): 54 mg
Morango (cinco unidades médias ou 60g): 39 mg
Pimentão cru (uma colher de sopa cheia ou 20g): 20 mg
Tomate cru (4 fatias médias ou 60g): 13 mg
Fonte: Nepa-Unicamp (Tabela de composição de alimentos, 2004)




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)