Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

27/08/2010 17:51

Grávida, dá-lhe acerola!

Bebê.com.br/ Paula Desgualdo

Um copo de suco de acerola. Essa é a medida suficiente para uma gestante suprir as suas necessidades diárias de vitamina C. Na verdade, nem é preciso se aventurar em expedições ao mercado em busca da acerola, a campeã no nutriente. Um copo de suco de laranja ou uma fatia de mamão todas as manhãs cumprem o mesmo papel: facilitam a absorção de ferro, ajudam na cicatrização de tecidos e dão um chega-pra-lá nos radicais livres - moléculas formadas naturalmente no organismo e que podem degenerar as células. \"Por isso, essa vitamina é de extrema importância tanto para a mãe quanto para o bebê\", afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo.

A falta da substância, por outro lado, pode contribuir para o surgimento de situações indesejadas. \"Estudos apontam que a baixa concentração do nutriente no organismo está relacionada à pré-eclampsia, ao rompimento prematuro da bolsa e ao aborto espontâneo\", exemplifica a nutricionista Andréia Madruga, de São Paulo. A especialista coordenou uma análise no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo com 117 grávidas - a maioria com idade entre 20 e 35 anos - e constatou que 30,8% dessas mulheres apresentaram quantidades insuficientes de vitamina C. \"Isso tem relação direta com a baixa renda e a falta de acesso a alimentos ricos na vitamina\", observa.

Além disso, segundo a pesquisa, 40% das gestantes com deficiência de vitamina C têm o hábito nocivo de dar umas tragadas. \"Quem fuma metaboliza a vitamina ainda mais rápido\", explica Andréia. Aliás, não adianta se entupir de laranja hoje para alcançar a cota do dia seguinte mais rápido. \"A vitamina C é um nutriente que o organismo não consegue armazenar, por isso precisamos renovar o estoque consumindo suas fontes diariamente\", orienta Cynthia Antonaccio.

Segundo o Instituto de Medicina (IOM), uma instituição americana sem fins lucrativos, uma gestante com idade entre 19 e 50 anos precisa mandar goela abaixo 85 miligramas de vitamina C todos os dias. No período de lactação, a meta aumenta para 120 mg. No caso das grávidas com menos de 18 anos, os valores são 80 mg durante a gestação e 115 mg no período de lactação.

Veja abaixo o que comer para ingerir as quantidades indicadas. E não se esqueça de variar o cardápio. Assim você garante, também, uma alimentação rica em outros nutrientes.

Polpa de acerola (100g): 179mg
Suco de laranja bahia (um copo pequeno ou 170g): 155 mg
Mamão formosa (uma fatia ou 170g): 134 mg
Suco de laranja pêra (um copo pequeno ou 170g): 120 mg
Laranja bahia com bagaço (uma unidade média ou 180g): 102 mg
Laranja pêra com bagaço (uma unidade média ou 180g): 97 mg
Tangerina ponkã (uma unidade média ou 135g): 66 mg
Kiwi (uma unidade média ou 76g): 54 mg
Morango (cinco unidades médias ou 60g): 39 mg
Pimentão cru (uma colher de sopa cheia ou 20g): 20 mg
Tomate cru (4 fatias médias ou 60g): 13 mg
Fonte: Nepa-Unicamp (Tabela de composição de alimentos, 2004)




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)