Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grávida, dá-lhe acerola!

Bebê.com.br/ Paula Desgualdo - 27 de agosto de 2010 - 17:51

Um copo de suco de acerola. Essa é a medida suficiente para uma gestante suprir as suas necessidades diárias de vitamina C. Na verdade, nem é preciso se aventurar em expedições ao mercado em busca da acerola, a campeã no nutriente. Um copo de suco de laranja ou uma fatia de mamão todas as manhãs cumprem o mesmo papel: facilitam a absorção de ferro, ajudam na cicatrização de tecidos e dão um chega-pra-lá nos radicais livres - moléculas formadas naturalmente no organismo e que podem degenerar as células. \"Por isso, essa vitamina é de extrema importância tanto para a mãe quanto para o bebê\", afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo.

A falta da substância, por outro lado, pode contribuir para o surgimento de situações indesejadas. \"Estudos apontam que a baixa concentração do nutriente no organismo está relacionada à pré-eclampsia, ao rompimento prematuro da bolsa e ao aborto espontâneo\", exemplifica a nutricionista Andréia Madruga, de São Paulo. A especialista coordenou uma análise no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo com 117 grávidas - a maioria com idade entre 20 e 35 anos - e constatou que 30,8% dessas mulheres apresentaram quantidades insuficientes de vitamina C. \"Isso tem relação direta com a baixa renda e a falta de acesso a alimentos ricos na vitamina\", observa.

Além disso, segundo a pesquisa, 40% das gestantes com deficiência de vitamina C têm o hábito nocivo de dar umas tragadas. \"Quem fuma metaboliza a vitamina ainda mais rápido\", explica Andréia. Aliás, não adianta se entupir de laranja hoje para alcançar a cota do dia seguinte mais rápido. \"A vitamina C é um nutriente que o organismo não consegue armazenar, por isso precisamos renovar o estoque consumindo suas fontes diariamente\", orienta Cynthia Antonaccio.

Segundo o Instituto de Medicina (IOM), uma instituição americana sem fins lucrativos, uma gestante com idade entre 19 e 50 anos precisa mandar goela abaixo 85 miligramas de vitamina C todos os dias. No período de lactação, a meta aumenta para 120 mg. No caso das grávidas com menos de 18 anos, os valores são 80 mg durante a gestação e 115 mg no período de lactação.

Veja abaixo o que comer para ingerir as quantidades indicadas. E não se esqueça de variar o cardápio. Assim você garante, também, uma alimentação rica em outros nutrientes.

Polpa de acerola (100g): 179mg
Suco de laranja bahia (um copo pequeno ou 170g): 155 mg
Mamão formosa (uma fatia ou 170g): 134 mg
Suco de laranja pêra (um copo pequeno ou 170g): 120 mg
Laranja bahia com bagaço (uma unidade média ou 180g): 102 mg
Laranja pêra com bagaço (uma unidade média ou 180g): 97 mg
Tangerina ponkã (uma unidade média ou 135g): 66 mg
Kiwi (uma unidade média ou 76g): 54 mg
Morango (cinco unidades médias ou 60g): 39 mg
Pimentão cru (uma colher de sopa cheia ou 20g): 20 mg
Tomate cru (4 fatias médias ou 60g): 13 mg
Fonte: Nepa-Unicamp (Tabela de composição de alimentos, 2004)




SIGA-NOS NO Google News