Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Grãos de milho úmidos pode ser alternativa para suínos

Agência Notisa - 09 de dezembro de 2005 - 07:03

Apesar de não afetarem os balanços de nitrogênio e de energia, os grãos úmidos apresentam teores digestíveis de matéria seca e de energias bruta e metabolizável superiores quando comparados aos do grão de milho seco.


O milho é o principal alimento utilizado na formulação de rações para suínos, devido as suas características nutricionais e a sua disponibilidade comercial. Para se ter uma idéia, ele responde por aproximadamente 75% do volume da ração. No entanto, o processamento do grão de milho seco envolve custos adicionais com transporte, secagem e armazenamento. Como alternativa, alguns suinocultores têm utilizado grãos úmidos de milho, que apresentam teores digestíveis de matéria seca e de energias bruta e metabolizável superiores quando comparados aos do grão de milho seco. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria em um estudo realizado, entre fevereiro e março de 2004, no Setor de Suinocultura.

De acordo com artigo publicado na edição de julho/agosto de 2005 da revista Ciência Rural, “nas últimas décadas, a suinocultura brasileira tem apresentado períodos cíclicos de queda da rentabilidade devido, principalmente, ao custo elevado dos ingredientes das rações”. Por isso, o objetivo do trabalho foi avaliar a digestibilidade da silagem e os balanços metabólicos de dietas contendo grãos úmidos de milho para suínos, que se apresentam como alternativa de ração.

Os pesquisadores verificaram, no entanto, que a substituição do grão de milho seco por silagem de grãos úmidos de milho na dieta de suínos não afeta os balanços do nitrogênio e de energia. Eles observaram, no entanto, que as energias digestível e metabolizável foram superiores em 4,0 e 3,5% para os animais alimentados com grãos de milho úmido. “A maior disponibilidade energética de dietas contendo silagem de grãos úmidos de milho verificada neste experimento pode ser explicada por alterações que ocorrem nas moléculas de amido durante o processo fermentativo”, afirmam no artigo.

Nesse sentido, a equipe ressalta que os grãos de milho úmidos podem funcionar como opção para aqueles que trabalham com suínos: “a ensilagem de grãos úmidos de milho pode ser uma alternativa para sua conservação e armazenagem. A ensilagem apresenta vantagens agro-econômicas em relação ao grão de milho seco, como otimização do uso da terra, redução de perdas nos períodos pré e pós-colheita, economia de mão-de-obra e custos de armazenamento. Além disso, a ensilagem pode garantir a qualidade sanitária do grão e melhorar a disponibilidade de seus nutrientes”.




Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

SIGA-NOS NO Google News