Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/12/2005 07:03

Grãos de milho úmidos pode ser alternativa para suínos

Agência Notisa

Apesar de não afetarem os balanços de nitrogênio e de energia, os grãos úmidos apresentam teores digestíveis de matéria seca e de energias bruta e metabolizável superiores quando comparados aos do grão de milho seco.


O milho é o principal alimento utilizado na formulação de rações para suínos, devido as suas características nutricionais e a sua disponibilidade comercial. Para se ter uma idéia, ele responde por aproximadamente 75% do volume da ração. No entanto, o processamento do grão de milho seco envolve custos adicionais com transporte, secagem e armazenamento. Como alternativa, alguns suinocultores têm utilizado grãos úmidos de milho, que apresentam teores digestíveis de matéria seca e de energias bruta e metabolizável superiores quando comparados aos do grão de milho seco. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria em um estudo realizado, entre fevereiro e março de 2004, no Setor de Suinocultura.

De acordo com artigo publicado na edição de julho/agosto de 2005 da revista Ciência Rural, “nas últimas décadas, a suinocultura brasileira tem apresentado períodos cíclicos de queda da rentabilidade devido, principalmente, ao custo elevado dos ingredientes das rações”. Por isso, o objetivo do trabalho foi avaliar a digestibilidade da silagem e os balanços metabólicos de dietas contendo grãos úmidos de milho para suínos, que se apresentam como alternativa de ração.

Os pesquisadores verificaram, no entanto, que a substituição do grão de milho seco por silagem de grãos úmidos de milho na dieta de suínos não afeta os balanços do nitrogênio e de energia. Eles observaram, no entanto, que as energias digestível e metabolizável foram superiores em 4,0 e 3,5% para os animais alimentados com grãos de milho úmido. “A maior disponibilidade energética de dietas contendo silagem de grãos úmidos de milho verificada neste experimento pode ser explicada por alterações que ocorrem nas moléculas de amido durante o processo fermentativo”, afirmam no artigo.

Nesse sentido, a equipe ressalta que os grãos de milho úmidos podem funcionar como opção para aqueles que trabalham com suínos: “a ensilagem de grãos úmidos de milho pode ser uma alternativa para sua conservação e armazenagem. A ensilagem apresenta vantagens agro-econômicas em relação ao grão de milho seco, como otimização do uso da terra, redução de perdas nos períodos pré e pós-colheita, economia de mão-de-obra e custos de armazenamento. Além disso, a ensilagem pode garantir a qualidade sanitária do grão e melhorar a disponibilidade de seus nutrientes”.




Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)