Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo vai reduzir lista de fazendas exportadoras

07 de fevereiro de 2008 - 13:26

O governo vai diminuir a relação de fazendas aptas a exportar carne para a União Européia. A nova lista deve servir de base para a inspeção dos países europeus, que chega ao Brasil no dia 25.

A Europa decidiu, no último dia 30, suspender as importações da carne brasileira porque não concordou com a lista de fazendas elaborada pelo governo brasileiro. O bloco previa o cadastramento de 300 propriedades para fornecimento de animais para os frigoríficos, mas na lista enviada pelo Brasil constavam cerca de 2.800 fazendas.

Os certificados de exportações que permitem o embarque para o bloco deixaram de ser emitidos pelo Ministério da Agricultura no dia 1º de fevereiro.

A estratégia dos governos federal e dos estados é antecipar etapas para que o embargo caia o quanto antes. Ficou acertado que o Ministério da Agricultura vai enviar até 15 de fevereiro uma nova lista de fazendas que estão de acordo com o Serviço de Rastreamento do Gado (Sisbov) propriedades que estariam aptas a exportar para a Europa.

Primeira lista
O governo admitiu que a primeira lista com 2,6 mil fazendas continha falhas, mas todas burocráticas, como pendência de documentos de algumas propriedades. A nova relação, segundo o Ministério da Agricultura, vai ser bem menor: terá somente aquelas que preencherem 100% de todos os requisitos, algo em torno de 600 fazendas.

Apesar de 600 ser um número bem menor do que o setor queria, ainda é o dobro do que os europeus esperam. Mas o ministro Reinhold Stephanes está confiante. “Nós acreditamos que se a lista estiver efetivamente com toda a documentação, com todos os comprovantes, ela será levada em mãos; não há motivos para se recusar essa lista. E não temos forma diferente de agir”.

Os estados também acham pequeno o número de fazendas da nova lista, mas concordaram com o procedimento. “Nós temos um prazo até o final desta semana para mandar os laudos das ouvidorias corrigidos para o ministério receber, reavaliar e endossar para a União Européia”, declara o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura, Gilman Viana Rodrigues.

De acordo com o Ministério da Agricultura, as outras duas mil propriedades da primeira lista serão reavaliadas pelo Serviço de Inspeção Sanitária e podem entrar em futuras indicações.



Globo.com

SIGA-NOS NO Google News