Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo vai proibir cultivo da soja por 3 meses em MS

Campo Grande News/Humberto Marques - 10 de março de 2007 - 19:50

O governo do Estado irá proibir por três meses o cultivo de soja em Mato Grosso do Sul, como parte das políticas para impedir o avanço da ferrugem asiática da soja. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) começará nos próximos dias a notificar os produtores sobre a necessidade de se suspender o plantio da soja entre 1º de julho e 30 de setembro. Conforme a assessoria do governo, 11 municípios do Estado registram casos de ferrugem.

A data para suspensão da cultura obedeceria o calendário de colheita, com o plantio sendo liberado a partir de 1º de outubro, obedecendo o zoneamento agrícola do Estado. O produtor que desobedecer a determinação será multado em mil Uferms (equivalente a R$ 12 mil). O controle das tigüeras (plantas voluntárias) deve ser feito até 30 dias após a colheita, por meio de processo químico ou mecânico. Tais plantas podem propagar o fungo.

O governo prevê, ainda, monitorar a cultura para detecção da doença e cadastrar ou registrar as áreas de cultivo. A medida deve ser tomada junto à Iagro até 30 dias antes da primeira semeadura. A agência disponibilizará o telefone 0800 679 120, para que produtores e colabores informem sobre o surgimento de focos de ferrugem asiática. Laboratórios e entidades públicas ou privadas que realizam exames de detecção também deverão informar os resultados positivos à Iagro.

Além de multa, estão previstas penalidades como advertência escrita e destruição ou inutilização da sola cultivada ou colhida, bem como dos resíduos da cultura e plantas voluntárias.

SIGA-NOS NO Google News