Cassilândia, Terça-feira, 27 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

09/09/2020 14:40

Governo tira do ar dados que elevam em 5 mil os casos positivos de coronavírus

Novas diretrizes do Ministério da Saúde serão revisadas pelos municípios em 24h

Midiamax
Governo tira do ar dados que elevam em 5 mil os casos positivos de coronavírus

O Governo de Mato Grosso do Sul tirou do ar nesta quarta-feira (9), após divulgar na plataforma oficial sobre as confirmações de casos de coronavírus, o boletim epidemiológico que deve ir ao ar na quinta-feira (10) após revisão dos municípios. Com novos critérios de diagnóstico adotados pelo Ministério da Saúde, os casos de Covid-19 no Estado podem aumentar em 5 mil. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende.

“Nós faríamos essa divulgação hoje, mas os municípios vão revisar esses dados e nós divulgaremos nas próximas 24 horas”, explicou. O critério considera que diagnósticos clínicos – feitos pela sintomatologia ou exames como raios-X e tomografias – já poderão ser considerados confirmatórios de Covid-19, mesmo sem teste comprobatório.

A mesma estratégia já é utilizada em outras doenças, principalmente entre arboviroses, como dengue, e zyka, nas quais os sintomas já são levados em conta para o diagnóstico de pacientes, mesmo sem comprovação por testes sorológicos, etc.

Adiado
O novo critério já seria adotado a partir desta quarta-feira (9): mais cedo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou versão do boletim epidemiológico com mais de 5 mil confirmações de novos casos nas últimas 24h. Posteriormente, o documento foi retirado do ar e uma versão revisada colocada em seu lugar.

Segundo a SES, a decisão de adiar por um dia o novo critério ocorreu para que os municípios tenham um pouco mais de prazo para a revisão desses dados.

“Somente Campo Grande teria mais de 1 mil novos casos. Então resolvemos suspender a divulgação para possibilitar a checagem pelos municípios. Com os novos critérios do Ministério, são levados em conta não só o resultado do laboratório, mas o fator diagnóstico clínico epidemiológico. Vamos pedir para as secretarias municipais revisarem esses dados e voltaremos a divulgá-los amanhã”, explicou Geraldo Resende, titular da SES.

 

Mais de mil mortes
Mato Grosso do Sul registrou 982 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme os critérios antigos, e 1.009 mortes, sendo 20 nas últimas 24 horas, todas ocorridas no mês de setembro. Com isso, o total de infectados em MS chega a 55.345, com registro total de 1.007 mortes – 20 nas últimas 24 horas, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Já para a próxima quinta-feira (9), segundo a SES, deve ocorrer o incremento de 5 mil, que também deverá fazer a taxa de letalidade cair de 1,8% para para 1,7%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Outubro de 2020
Segunda, 26 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)