Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo pode decretar estado de defesa no Rio de Janeiro

Ana Paula Marra / ABr - 12 de abril de 2004 - 20:17

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse que apesar de os confrontos entre polícia e traficantes no Rio de Janeiro estarem controlados, a situação ainda é preocupante. Ele anunciou que o governo federal está disposto a cooperar com o governo do estado para solucionar a crise e que se for necessário, vai decretar estado de defesa na capital.

Estado de Defesa é um mecanismo previsto na Constituição Federal para situações restritas. É decretada pelo presidente da República para restabelecer a ordem pública ou a paz social.

Até o momento, as polícias Civil, Militar e Federal trabalham para minimizar o confronto. Márcio Thomaz Bastos disse que o serviço de inteligência da Polícia Federal já havia detectado uma suposta crise no local há 30 dias. Ele afirmou que se a crise não tivesse sido identificada antes, a situação poderia ser pior.

"O governo federal não gostou da idéia do governo estadual do Rio de Janeiro de construir um muro em volta de algumas favelas", disse o ministro. Para ele, a construção de um muro de três metros em volta das favelas poderia gerar segregação social. Thomaz Bastos acredita que para acabar com esse tipo de confronto no país, será necessário acabar com o crime organizado.

Hoje, foram liberados R$ 9 milhões, do Fundo Nacional de de Segurança Pública, para o Rio de Janeiro. Esse dinheiro, segundo Bastos, seria liberado nesta semana, independentemente da crise no estado.

SIGA-NOS NO Google News