Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/03/2005 14:30

Governo lança cartilha para mostrar como tirar documento

Juliana Andrade / ABr

Cerca de 80 mil professores participantes do Programa Brasil Alfabetizado vão levar informações sobre como obter o registro civil a 1,7 milhão de jovens e adultos em processo de alfabetização em todo o país. Para isso, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos lançaram a cartilha Orientações para o Registro Civil, que mostra ao cidadão como proceder, passo a passo, para obter o registro e a certidão de nascimento, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor, as carteiras de Identidade e de Trabalho.

Pesquisa realizada em 2002 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 800 mil crianças deixaram de ser registradas no prazo legal de 90 dias após o parto, o que equivale a cerca de um quarto dos 3,5 milhões de crianças nascidas naquele ano. O levantamento mostra que o problema é mais grave nas regiões Norte, onde 60,7% dos registros foram tardios, e Nordeste (45%). No Centro-Oeste, esse percentual foi de 23% e no Sul e no Sudeste, 11,3% e 9%, respectivamente. Segundo o IBGE, grande parte das crianças só são registradas aos sete anos de idade, para que possam ser matriculadas na escola.

Com o lançamento da cartilha, o governo federal pretende reduzir a exclusão social e levar cidadania plena a milhares de pessoas que ainda não possuem registro civil. "A alfabetização não é mais uma campanha, é um programa. Como programa é porta de ingresso para o processo educacional como um todo, como também para os direitos fundamentais da pessoa humana, dentre os quais o primário direito de ter uma identidade", observou o ministro da Educação Tarso Genro, após a apresentação do manual.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)