Cassilândia, Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

12/04/2012 08:12

Governo lança amanhã o programa Biota-MS

Notícias MS/ Karina Lima

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), realiza amanhã (13) o lançamento do programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Biodiversidade do Estado de Mato Grosso do Sul “Biota/MS”.

O lançamento acontecerá às 8 horas, em Campo Grande, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no auditório Germano de Barros. Também será realizado, nos dias 13 e 14, concomitante ao lançamento do livro do Programa, o workshop do Programa Biota/MS.

O Programa Biota/MS foi criado com a missão de construir uma base integrada de conhecimento cientifico, tecnológico e de inovação tendo como foco a biodiversidade de Mato Grosso do Sul para dar suporte a tomadas de decisão na gestão desta visando ao seu uso sustentável e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.

São objetivos do Biota-MS: dar suporte à tomada de decisão sobre projetos de desenvolvimento e políticas públicas, visando à promoção da sustentabilidade; fornecer subsídios para avaliar a efetividade dos esforços de conservação da biodiversidade no Estado; estimular e promover a formação e a capacitação de recursos humanos e técnico-científicos para atuar na conservação e uso da biodiversidade, entre outros.

Participam do Comitê Gestor do Biota-MS pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa. Pode se integrar ao programa toda instituição, seja ela pública, privada ou do 3º setor, que deseja participar das ações do Biota – MS. O Programa está contemplado no PPA-2008/2011 e no Orçamento do Governo de Mato Grosso do Sul.

O Programa era orginalmente subprojeto integrante do Projeto “Bioeconomia – novo paradigma de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”, aprovado no edital MCT/Finep/Ação Transversal nº 12/2007. No entanto, dado a importância do tema, o subprojeto ganhou dimensão de Programa Estadual de C,T&I, o qual tem coordenado o trabalho em rede das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), ampliando assim os resultados do sistema de C,T&I de MS, além de orientar novos investimentos no sistema.

Workshop

O Workshop terá como objetivo principal integrar a comunidade em geral e científica que atuam na área de Biodiversidade, com o intuito de definir os investimentos do programa para os próximos três anos a partir do Projeto-Piloto “Biodiversidade no âmbito do Planejamento Regional de Mato Grosso do Sul: Bacia do Rio Miranda” e dar origem a um documento com panoramas acerca das pesquisas e iniciativas em biodiversidade em MS.

O Workshop será organizado em grupos de trabalho sobre diferentes temáticas, a saber: áreas protegidas e biodiversidade; populações tradicionais e indígenas e biodiversidade; terceiro setor e biodiversidade; Setor Privado e Biodiversidade; Biotecnologia e Bioprospecção; gestão de informação; coleções biológicas e biodiversidade; uso de espécies nativas e crioulas e diagnóstico de biodiversidade.
Boris Verbisck

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)