Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/10/2005 08:47

Governo já prepara plano contra a Gripe do frango

Juliana Andrade / ABr

O governo federal está desenvolvendo um plano com ações preventivas contra possíveis ameaças de doenças infecto-contagiosas que possam pôr em risco a segurança da população, entre as quais a influenza aviária, conhecida como gripe do frango e transmitida pelo vírus H5N1. Em nota divulgada hoje (15), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informa que as medidas serão elaboradas pelo grupo técnico (GT) de biodefesa.

O grupo foi criado no âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden), encarregada de discutir questões de interesse do país. O GSI funciona como uma espécie de secretaria-executiva da Creden, que reúne representantes de vários órgãos do governo federal, como Casa Civil e ministérios da Defesa, da Justiça, da Saúde e das Relações Exteriores.

Segundo a nota, o grupo técnico de biodefesa se reuniu na última quinta-feira (13). O objetivo é "estudar, avaliar, articular, ações e propor medidas preventivas quanto a possíveis ameaças de doenças que possam pôr em risco a segurança da sociedade". O trabalho será feito com base do Plano de Contingência Brasileiro para a Pandemia de Influenza, que está sendo elaborado pelo Ministério da Saúde.

A intenção é, a partir desse plano, "estabelecer ações de prevenção, preparo e resposta rápida para a defesa animal e humana". A produção de vacinas e a compra de insumos para a fabricação de remédios estão entre as principais ações previstas. "Nós vamos fazer tudo que for possível, comprar todas as vacinas que for preciso comprar, fabricar aquelas que nós soubermos fabricar, para que a gente possa proteger os nossos aviários e que a gente continue exportando os frangos", disse hoje o presidente Lula, que está em viagem a Salamanca (Espanha).

O presidente se mostrou mais preocupado com o surgimento de casos de gripe aviária no Brasil do que com o foco de febre aftosa descoberto no Mato Grosso do Sul. "O que me preocupa agora não é nem mais a febre aftosa, sobre a qual já temos experiência. O que me preocupa agora é a febre (gripe) aviária, porque essa parecia que não ia chegar no Brasil e agora já há sinais de que está na Colômbia, então precisamos tomar muito cuidado", afirmou Lula. "E essa é grave porque mata gente", alertou.

Segundo a nota divulgada pelo GSI, as medidas preventivas estão sendo adotadas pelo governo brasileiro seguindo uma determinação do presidente Lula, que ainda tem que aprovar o plano. O comunicado diz ainda que, nos dias 6 e 7 de outubro, uma delegação brasileira participou de uma reunião, em Washington (Estados Unidos), onde foram discutidas ações para enfrentar uma "possível pandemia de influenza aviária". Participaram do encontro representantes de 80 países.

Segundo o site da Organização Mundial de Saúde (OMS), a contaminação de aves pelo vírus H5N1 é preocupante, porque aumenta a possibilidade da ocorrência de casos em seres humanos. Mas a OMS destaca que todas as provas existentes até agora indicam que o vírus não é transmitido facilmente das aves para o ser humano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)