Cassilândia, Sábado, 23 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

30/08/2017 17:00

Governo e Anvisa atribuem contaminação por agrotóxicos a uso inadequado

Agência Câmara

Representantes de consumidores e de órgãos de regulação do governo divergiram nesta terça-feira (29) em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil. O assunto foi debatido em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara do Deputados.

Segundo dados da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o Brasil é o quarto maior mercado de pesticidas e o oitavo em uso por área cultivada. A representante da associação na audiência, Sônia Amaro, também alertou para o fato de que, entre 2007 e 2014, foram registrados nos serviços de atendimento à saúde 34 mil notificações de intoxicação por agrotóxico.

Já o Ministério da Agricultura garantiu que o uso desses produtos está dentro dos padrões verificados em outros países, mas reconheceu que há uma utilização equivocada que pode levar à contaminação. A representante do ministério na audiência, Rosana Vasconcelos, afirmou que ocorre o rastreamento do uso de agrotóxicos em produtos agrícolas e que os problemas encontrados não diferem muito dos de outros países.

"O principal problema é o uso dos não permitidos para cultura. O agricultor, quando se depara com o problema de uma praga, de uma doença na sua cultura, ele não quer saber se é permitido para o mamão, ele quer saber se mata aquela praga, para ele não perder a produção. É um problema que muitas vezes se resolve com educação sanitária e com uma fiscalização mais eficaz", afirmou Rosana, que é coordenadora do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Ausência de registro
Para a representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adriana Torres, o uso inadequado de agrotóxicos se deve ao fato de que, em alguns tipos de cultura, existem poucos tipos de agrotóxicos registrados, dificultando o acesso a esses produtos por parte dos produtores.

"Qual que é a causa disso? Boa parte das vezes está relacionada às culturas para as quais não existe interesse das indústrias de agrotóxico em registrar, porque são culturas de baixo retorno econômico. E pela nossa legislação, nós necessitamos que as empresas façam o pleito desses registros", disse Adriana, que é coordenadora do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos da Gerência Geral de Toxicologia da Anvisa.

Acompanhamento
O autor do requerimento para a realização da audiência pública, deputado Severino Ninho (PSB-PE), afirmou que é preciso acompanhar tanto a utilização quanto a fiscalização dos agrotóxicos, que são comprovadamente causadores de diversas doenças na população.

"Um dos caminhos é divulgar mais os malefícios que certos produtos trazem à saúde da população", disse o deputado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)