Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/12/2006 09:33

Governo adia adoção da conta-salário e muda regras

Humberto Marques / Campo Grande News

O Conselho Monetário Nacional informou ontem que a instituição da conta-salário foi adiada para 2 de abril. O dispositivo, conforme lembra a Agência Folha, permite que os trabalhadores transfiram do banco onde recebem seus salários os valores para outra instituição financeira, sem nenhum custo. Quando foi anunciada, o CMN espera que a medida servisse para aumentar a concorrência entre bancos, pressionando as instituições a baixarem as tarifas e os ganhos com operações de crédito.

A nova conta-salário para funcionários da iniciativa privada entraria em vigor em 1º de janeiro, mas foi transferida para 2 de abril. Mas, no caso de empresas que já possuíam em 5 de setembro contratos com bancos para o pagamento dos funcionários, o prazo de adesão será ainda mais longo: 1º de janeiro de 2009.

O CMN também excluiu do projeto beneficiários do INSS e os servidores públicos estaduais e municipais, que só terão direito ao benefício a partir de 2012. A decisão abre espaço para que o poder público continue a arrecadar recursos com o leilão das folhas de pagamento entre bancos, como já aconteceu em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e mais recentemente em Dourados.

Para usar do prazo extra, o contrato do leilão terá de garantir aos servidores isenção de tarifa para transferência de crédito, isenção em saques, fornecimento de talão de cheques sem tarifa e não cobrar pelo cartão de movimentação.

No caso dos aposentados e pensionistas, a exclusão foi anunciada porque o INSS já prevê a portabilidade. “O pensionista pode receber em outro banco. A opção é feita diretamente no INSS”, lembrou Alexandre Tombini, diretor de Normas do Banco Central.

Acredita-se que a medida tenha sido tomada devido a pressões dos bancos e dos Estados. As instituições financeiras alegavam que não tiveram tempo para adaptar seus sistemas à mudança, mesmo com a medida tendo sido anunciada há três meses.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)