Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo acelera as novas regras para o Sisbov

Rede Rural - 28 de junho de 2006 - 08:50

Quase seis meses depois de reformulado pelo Ministério da Agricultura, o novo sistema de rastreamento de bovinos (Sisbov) terá novas regras a partir desta semana. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério, Marcio Portocarrero, lembra que as normas do Sisbov serão obrigatórias somente para o gado destinado à União Européia. Em uma corrida contra o relógio, já que uma missão veterinária da UE avaliará o sistema a partir de 4 de julho, o governo apresentará as novas regras para discussão final hoje, durante reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina.

Debatido de forma exaustiva entre frigoríficos e pecuaristas, o Sisbov tem sido usado como argumento pela União Européia para retardar a retomada das importações da carne brasileira. O bloco fechou suas portas ao produto nacional em outubro de 2005 por causa do ressurgimento da febre aftosa em Mato Grosso do Sul.

Portocarrero ressalta que os pecuaristas terão duas opções para fazer o rastreamento: adotar brincos ou chips eletrônicos para a identificação dos bovinos. Quem optar pelo brinco, terá que fazer a leitura ainda nas propriedades. No caso do chip, a leitura será feita apenas nos frigoríficos. Para incentivar o uso do componente eletrônico, o governo avalia criar uma nova linha de crédito aos pecuaristas.

SIGA-NOS NO Google News