Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO:Incra começa a notificar fazendeiros para deixar área

Valtemir Rodrigues/ABr - 24 de outubro de 2005 - 09:23

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está dando prioridade ao reconhecimento das áreas Kalunga (remanescentes de quilombos) no estado de Goiás. A área envolve cerca de 253 mil hectares nos municípios de Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás e Cavalcante. Esse território forma o mais antigo quilombo do país. Quase metade das terras está sob posse de fazendeiros que já começaram a ser notificados para desocupação.

Segundo o coordenador de Ordenamento Territorial do Incra, Marcos Kovarik, quatro das 29 vistorias já foram feitas. Ele explicou que a notificação é o primeiro passo para a regularização e para garantir aos Kalunga o direito de ter sua propriedade. "Nós estamos agora garantindo e consolidando todo o território para que as futuras gerações tenham garantido seu espaço de reprodução da cultura, do modo de viver, seu desenvolvimento, sua evolução", afirmou.

"Temos urgência nesse trabalho porque vários benefícios estão indo pra área. A comunidade já recebeu energia e estradas, já avançou nas escolas, já está até fazendo cartilhas próprias", explicou Kovarik. Ele disse também que a previsão é de, até o fim do ano, vistoriar todas as propriedades irregulares para que em 2006 os Kalunga tenham suas áreas reconhecidas.

Cerca de 4 mil remanescentes de quilombos vivem em 28 comunidades na região. Esse território faz parte do Sítio Histórico dos Kalunga demarcado em 1995 pelo governo de Goiás e reconhecido pelo governo federal cinco anos mais tarde, quando foi emitido o Título de Reconhecimento de Domínio.

SIGA-NOS NO Google News