Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Goiás: festival de inverno aquece comércio de Anápolis

Agência Sebrae de Notícias - 11 de agosto de 2005 - 09:58

A cidade de Anápolis, em Goiás, realiza, entre os dias 11 e 14 de agosto, o 2º Festival de Inverno. O evento, organizado pelo ‘Fórum de Desenvolvimento Anápolis É Tudo de Bom’, em parceria com a Prefeitura Municipal, Sebrae, Agência Goiana de Turismo (Agetur) e governo do Estado. A expectativa é receber mais de 30 mil visitantes.

O Festival de Inverno terá uma programação repleta de atrativos, tanto na parte cultural quanto gastronômica, com a presença na cidade de renomados chefs de cozinha de Brasília, São Paulo, Goiânia e Tiradentes (MG), que estarão apresentando comidas típicas da culinária italiana, árabe e japonesa. Além disso, os visitantes poderão saborear os tradicionais quitutes locais nas colônias distribuídas pelo evento e petiscos, churrasquinhos e crepes que serão vendidos em 11 estandes de pequenos empresários.

A programação do evento ainda inclui mostra de artesanato e promete agradar, principalmente, os comerciantes, que esperam fechar bons negócios. De acordo com Arildo Francisco, consultor do Sebrae em Anápolis, o festival vai trazer grande movimentação ao segmento do turismo local. Ele estima que o setor hoteleiro e de bares e restaurantes são os que mais devem faturar.

Janete Wady Izaac, proprietária da pequena Pizzaria Bellagio, aguarda com ansiedade a chegada do evento. A empresária, que participou da primeira edição do festival, acredita que a tendência do evento é crescer cada vez mais e que, a cada ano, ofereça novas oportunidades de comercialização.

No ano passado, Janete vendeu toda sua produção num piscar de olhos. “Os negócios foram excelentes. Com o dinheiro das vendas, cobri todas as despesas, paguei os funcionários contratados por fora e ainda sobrou um pouco para investir”. Mas, segundo ela, o melhor mesmo veio depois do festival. “Depois de toda o trabalho de divulgação feito durante o evento, o número de clientes quase dobrou”, completa.

Entre as atrações musicais estão confirmadas as presenças de Kleiton e Kleidir e Ivan Lins. Além de vários talentos regionais como bandas locais, apresentações de balé, teatro e sapateado, que estarão se revezando no palco da Praça Dom Emanuel.

Em três pavilhões de 500 m² haverá exposição dos mais variados produtos artesanais, confeccionados na cidade. Além do apoio técnico e da preparação da estrutura física do local, o Sebrae vai promover cursos de capacitação para merendeiras, expositores e donos de bares e restaurantes. Os profissionais receberão orientação sobre excelência no atendimento, preparação de alimentos e como participar de feiras.

A primeira edição do festival, realizada no ano passado, surpreendeu os moradores. Segundo o consultor do Sebrae, Arildo Francisco, o festival recebeu mais de 13 mil pessoas nos quatro dias e quase todos os produtos da área de alimentação eram vendidos bem antes de o festival terminar.

Para este ano, o consultor tem as melhores expectativas. Segundo ele, o número de expositores vai dobrar. Conseqüentemente, deve atrair mais visitantes e o volume de vendas também deve crescer. “Estamos nos preparando para receber o maior número de pessoas. Para isso, trabalhamos para melhorar as instalações, a estrutura e os produtos oferecidos”, disse.

SIGA-NOS NO Google News