Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Goiás autoriza entrada de animais do MS e PR

Agência Goiana de Comunicação - 24 de janeiro de 2006 - 07:19

A Comissão Estadual de Emergência Sanitária decidiu liberar a entrada de animais vivos susceptíveis à febre aftosa vindos do Paraná e Mato Grosso do Sul, bem como seus produtos e subprodutos. A restrição foi tomada no ano passado como forma de garantir a sanidade do rebanho goiano, que está há mais de 10 anos sem registrar casos da doença.

A decisão segue a norma do Ministério da Agricultura, que entende que não há razão técnica para a restrição, com exceção das áreas onde foram confirmados focos de aftosa. Estão nessa situação os municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, e parte de Itaquari e Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, e um raio de 10 Km da fazenda com o foco em São Sebastião da Amoreira, no Paraná.

Segundo o secretário da Agricultura, Roberto Balestra, "não há razão técnica para a restrição, uma vez que os focos estão controlados". Ainda seguindo o disposto na Instrução Normativa, a propriedade que comprar animais de outros Estados ficará impedida de negociar o seu rebanho para abate para a União Européia por 90 dias.

SIGA-NOS NO Google News