Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Goiânia será a capital mundial do saneamento ambiental

Rede Saúde - 09 de novembro de 2004 - 07:17

Goiânia será a capital mundial de saneamento ambiental de 1o a 3 de dezembro. No maior evento do ano após as eleições municipais, a cidade abrigará o II Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública. Promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, o evento tem como tema “Inovações Tecnológicas em Saneamento Ambiental”. Especialistas, pesquisadores e técnicos do Brasil e do exterior vão discutir novas iniciativas para promoção da saúde.

No seminário, palestrantes brasileiros e internacionais abordarão mais de 30 temas diferentes relacionados à área de saneamento ambiental. Desde política, gestão e sustentabilidade até impactos de ações, qualidade da água e atendimento a comunidades indígenas. Também serão temas de palestras cooperações técnicas e o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Entre os palestrantes confirmados, estão Alexandre Cairncross, da Universidade de Londres, e José Steban Castro, da Universidade de Oxford. Na manhã do dia 2 de dezembro, Cairncross falará sobre o impacto das ações de saneamento ambiental na saúde pública. Um dia depois, Castro apresentará experiências recentes de participação privada nos serviços de saneamento da África, Europa e Iberoamérica.

O seminário servirá como fórum de discussão para a ampliação do acesso dos diversos segmentos sociais ao abastecimento de água potável – indispensável para a promoção da saúde pública, preservação do meio ambiente e combate à pobreza. O evento pretende contribuir com idéias para o cumprimento das metas aprovadas na Cúpula do Milênio das Nações Unidas em setembro de 2000.

Junto com o evento, serão realizadas mostras de experiências bem sucedidas e de estudos e pesquisas. Na primeira, serão expostos trabalhos de pesquisadores de diversas instituições e na segunda haverá divulgação das experiências desenvolvidas por técnicos e servidores da própria Funasa.

SIGA-NOS NO Google News