Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

GO: Guia de trânsito só é emitida para gado vacinado

Agência Goiana de Comunicação - 03 de janeiro de 2006 - 09:54

Com o objetivo de alcançar índices de vacinação compatíveis com o rebanho goiano, está em vigor a medida da Agrodefesa que restringe o trânsito de bovinos oriundos de propriedades que não estejam em dia com a vacinação contra brucelose. Desde ontem só são emitidas Guias de Trânsito Animal para produtores que tenham vacinado as bezerras com idade entre três e oito meses no ano de 2005. Quem for pego sem a guia é autuado no valor de R$ 1,1 mil por veículo.

Segundo Willian Vilela, gerente de Sanidade Animal, esta medida já foi implantada na maioria do estados brasileiros em 2001. Agora é que Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul estão implantando a restrição. Em Goiás, a prevalência da brucelose em propriedades é de 17%, ou seja, de cada seis fazendas uma tem animais com doença. Do rebanho goiano, 2,7% das fêmeas bovinas adultas têm brucelose.

A vacinação contra brucelose é feita uma vez na vida do animal por um vacinador cadastrado e supervisionado por um médico veterinário. A doença pode causar aborto e afetar a produção de leite. Hoje Goiás é o segundo maior produtor de leite do país.

SIGA-NOS NO Google News