Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/03/2011 17:24

Genética é responsável pelas alergias

Agência Notisa

A ocorrência de doenças alérgicas tem aumentado no mundo todo. Segundo especialistas, a sua prevalência é resultado de uma complexa interação de fatores genéticos e ambientais. E, como não é possível manipular os fatores genéticos, se torna de suma importância a identificação dos fatores ambientais relacionados com a aparição de doenças alérgicas. “Assim medidas podem ser implementadas, oferecendo uma oportunidade real de prevenção desses males”, diz o médico alergista do Instituto Nacional de Pediatria, localizado na Cidade do México, Gerardo López Pérez.

No estudo “Factores de riesgo relacionados con enfermedades alérgicas en la Ciudad de México”, Geraldo, em parceria com outros especialistas, identificou alguns fatores de risco hereditários e ambientais que podem ter ligação com o aumento das doenças alérgicas na Cidade do México. Para isso, o grupo de pesquisadores contou com a colaboração de três mil médicos, de 214 centros de saúde.

Segundo os autores, a amostra do estudo foi composta por mais de quatro mil pessoas. “A existência de alergias foi definida a partir da presença de dois ou mais sintomas positivos para cada enfermidade”, explicam no artigo que foi publicado ano passado na Revista Alergia México.

Assim, para o diagnóstico de asma, por exemplo, os médicos verificavam sintomas como: falta de ar durante o dia, dispneia noturna, tosse intratável e sensação de aperto no peito. E para a presença de rinite alérgica, eles observaram sintomas como coriza hialina, obstrução nasal, espirros e prurido nasal. “A existência da alergia foi determinada na ocorrência de dois ou mais sintomas durante pelo menos um dia por semana no último ano”, esclarecem.

Em relação aos fatores ambientais, eles identificaram como fatores de risco para o aparecimento de alergias: umidade e salitre nas paredes, casas muito frias e com paredes de tijolos, poeira, entre outros. “Além disso, a presença de plantas dentro de casa, bichinhos de pelúcia nos quartos, bem como tabagismo ativo e passivo estão relacionados ao aparecimento de doença alérgica em uma estatística significativa”, alertam na pesquisa.

Já os fatores de risco genéticos envolvidos na ocorrência de doenças alérgicas, segundo eles, são os mais importantes para o aparecimento dessas doenças. Os especialistas dizem que quando um pai tem alergia a criança tem 50% de chance de ter a doença, enquanto que, se ambos os pais são afetados, o risco aumenta para 70%. “O risco na população sem uma predisposição hereditária é de 9 a 18%”, dizem.

No estudo, eles verificaram que a presença de alergia nas mães dos pacientes analisados era maior (13,4%), seguida pela presença nos irmãos, (11%), pais (5,8%), avós maternos (3,8%) e paternos (2,7%). Além disso, os resultados mostram que a rinite alérgica foi a doença mais comum em todos os parentes de primeiro grau do paciente – mãe (24,8%), pai (29,7%) e irmãos (30,8%) – e a asma foi predominante em parentes de segundo grau (avós).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)