Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/01/2008 09:01

Genes estão associados à rigidez arterial

Agência Notisa

A pesquisa foi publicada na revista Hypertension de dezembro de 2007

Um estudo publicado em dezembro na Hypertension por pesquisadores dos Estados Unidos investigou a associação genética entre atividade do nervo simpático, regulada pelo receptor beta adrenérgico e a rigidez da parede arterial. Chen e colegas, da Tulane University e da University of Texas-Houston Health Science Center, investigaram a influência genética dos polimorfismos do gene β-AR (β1-AR Arg389Gly, β2-AR Arg16Gly e β3-AR Trp64Arg) sobre a rigidez arterial em adultos jovens negros e brancos.

Segundo o artigo, os pesquisadores calcularam a velocidade de onda de pulso aorto-femoral (af-PWV) por eco-Doppler em uma sub-amostra de 614 pacientes escolhidos dentro de uma coorte de 366 negros e 891 brancos com de 19 a 44 anos de idade do estudo Bogalusa Heart. Os resultados mostram que “a pressão de pulso e freqüência cardíaca foram significativamente associadas com af-PWV em ambas as raças, mas não aos três polimorfismos”.

Assim, “os valores da af-PWV diferiram significativamente entre os grupos de genótipo β1-AR Arg389Gly em brancos (P = 0,007) e na amostra total (P = 0,005), com aqueles que eram homozigotos para Gly389 mostrando valores mais altos do que aqueles que eram homozigotos para Arg389, após o ajuste para fatores de risco cardiovasculares”. Além disso, “o alelo β3-AR Arg64 foi associado a valores mais altos de af-PWV em negros (P = 0,022) e na amostra total (P = 0,015) e o alelo β2-AR Arg16 foi associado com af-PWV apenas em negros (P = 0,020)”.

Por fim, o artigo aponta que na análise de regressão multivariada para a amostra total, idade, pressão de pulso, freqüência cardíaca, β1-AR Arg389Gly, β3-AR trp64Gly e status do tabagismo foram, em ordem descendente, associados com af-PWV. Além disso, valores de af-PWV aumentaram significativamente com o número crescente dos alelos β1-AR Gly389, β2-AR Arg16, and β3-AR Arg64 (P para tendência = 0,0003).

Para os autores, “estes resultados indicam que os polimorfismos do gene β-AR influenciam a rigidez arterial em jovens adultos negros e brancos de maneira cumulativa”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)