Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Futebol, Paixão Nacional

Fernando Henryque Oliveira, acadêmico de Comunicação Social - 24 de dezembro de 2012 - 18:00

Mesmo que não tenha sido criado no Brasil, podemos afirmar que o futebol é uma de nossas riquezas, uma de nossas tradições, um de nossos “cartões postais” e é uma de nossas vitrines para o resto do mundo. Um esporte tão simples e objetivo pode ser praticado em qualquer lugar, seja ele em um grande estádio, ou em um espaço com terra batida, usando a Tealstar 1970, a Teamgeist em 2006, a Jabulani em 2010 ou a Brazuca em 2014, ou uma simplória “bola de capotão”. As metas podem ser grandes traves, nas medidas da FIFA, ou apenas um par de chinelos na medida dos passos do pé de uma criança, mas uma coisa se tem em comum entre essas realidades tão diferentes: a vontade de jogar futebol!

Futebol, o esporte jogado pelos meninos do bairro, o esporte jogado pelos gênios da bola. Paixão que movimenta todo o país, paixão que desperta todo povo para um só objetivo, torcer, vibrar, jogar junto com seu time. Um amor verdadeiro, uma paixão linda de se ver, mas as vezes uma paixão doentia, uma paixão que ultrapassa os limites racionais e acaba prejudicando ao próximo. A mesma torcida que empurra seu time de coração, a mesma torcida que grita a mesma torcida que balança o estádio, a mesma torcida que emociona, muitas vezes é a mesma torcida que agride verbalmente seu companheiro de paixão... a mesma torcida que decepciona.

Conquistas, glórias, derrotas, decepções, tudo isso vive o apaixonado torcedor, alguns mais calmos, outros extremamente nervosos, alguns quietos, outros agitados, tudo isso faz parte do mundo do futebol, você pode observar nos estádios, nos bares ou até mesmo em casa, o futebol que é capaz de fazer brilhar olhos de adultos, como se fossem uma criança recebendo um presente, desconhecidos se abraçando, enfim o futebol é encantador por si só. Futebol capaz de miscigenar povos e raças, futebol que foi capaz de parar uma guerra. Futebol, o Brasil te aclama e te ama.

SIGA-NOS NO Google News