Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Funasa iniciará vacinação de cerca de 13 mil índios

Débora Barbosa/ABr - 29 de março de 2005 - 08:36

Cerca de 13 mil índios de 677 aldeias e 56 pólos-base (Unidades de Atendimento à Saúde Indígena) em todo o país serão imunizados a partir da próxima segunda-feira (4/4/). A terceira edição da Semana de Vacina das Américas terá como foco neste ano a população indígena que reside em áreas de difícil acesso e sem informação sobre cobertura vacinal.

A ação é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com apoio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Terão prioridade 6.711 crianças com até quatro anos de idade, 7.500 mulheres em idade fértil, gestantes e idosos.

As vacinas garantem prevenção contra 13 doenças e serão aplicadas em 18 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) localizados nos estados do Acre, Pará, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Também receberão a cobertura vacinal os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais, para atingir parte da população indígena do Espírito Santo.

"A principal meta da campanha é a redução da mortalidade infantil nas populações indígenas", informa o diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Alexandre Padilha. A campanha também contribui, acrescenta, para a "capacitação com padronização" nas unidades hospitalares dos distritos com maior índice de mortalidade infantil.

De acordo com Padilha, atualmente a maior dificuldade para a vacinação indígena é o acesso a essas populações. Por isso, explica, "contamos com o Exército, a Aeronáutica, a Marinha, o próprio Ministério da Saúde, as universidades nos Estados e os secretários municipais".

A campanha de imunização terminará dia 30 de abril e dentre as doenças que serão combatidas estão a poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, meningite por haemophilus, sarampo, rubéola, varicela, pneumonia, hepatite B, influenza (gripe), tuberculose e febre amarela.

SIGA-NOS NO Google News