Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Funasa confirma morte de criança por desnutrição

Inara Silva / Campo Grande News - 11 de julho de 2005 - 12:50

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) confirmou hoje que a desnutrição foi uma das causas da morte do índio guarani-cauiá, de 1 ano e sete meses, que morreu ontem no hospital indígena Porta da Esperança, conhecido como centrinho indígena, em Dourados, no Sul do Estado. Segundo a assessoria de imprensa da Funasa, o menino é da aldeia de Caarapó e estava internado no local desde 1º de maio. A criança, conforme a Funasa, sofria de microcefalia – problema congênito de formação do cérebro – e o atestado de óbito aponta que o menino morreu em decorrência de bronquopneumonia, gastroenterite aguda, paralisia cerebral e desnutrição.

De acordo com a assessoria de imprensa da Funasa, nos últimos 15 dias, 17 crianças tiveram altas e atualmente 17 estão internadas. O local chegou a ter 34 indiozinhos internados há um mês.

A Funasa não soube informar exatamente o número de mortes por desnutrição neste ano, mas mais de 20 crianças morreram desnutridas entre janeiro e abril deste ano em Dourados e em aldeias de municípios da região sul. O problema mobilizou o governo federal que o desencadeou uma força-tarefa para garantir distribuição de alimentos e atendimento médico aos índios. No início deste mês, entretanto, índios guaranis denunciaram a falta de alimentos na reserva indígena de Dourados, composta por duas aldeias (Jaguapiru e Bororo) e uma das mais densamente povoadas do Brasil - são 11 mil índios em 3,5 mil hectares.

SIGA-NOS NO Google News