Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/08/2004 09:02

Fumar na gravidez pode causar asma no bebê

Agência Notisa

Muitas pessoas sabem que a herança genética e o ambiente são fatores que contribuem para a asma. Contudo, que outros fatores, além destes, podem contribuir para que a criança desenvolva a doença? Márcia Faganello, mestre em fisioterapia, Maria Sologuren, livre-docente em pediatria, e Mário Baraúna, doutor em motricidade humana, fizeram uma pesquisa, buscando avaliar fatores de risco para a ocorrência de asma na infância.

De acordo com artigo publicado na edição de setembro-outubro de 2001 da Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, foram selecionados, no Hospital de Clínicas da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia, os prontuários médicos de 60 crianças, que haviam nascido entre 1989 e 1991. Destas, metade foi prematura e a outra metade tinha nascido no tempo certo. Após a seleção, os pesquisadores procuraram os pais das crianças, que já tinham em média 8 anos de idade, e aplicaram um questionário. Além da prematuridade, eles avaliaram fatores como o tabagismo materno na gestação, história materna e paterna de atopia (tendência hereditária a alergia), estação do ano em que ocorreu o nascimento, escolaridade e situação econômica dos pais.

De acordo com os pesquisadores, a ocorrência de asma no grupo de crianças nascidas prematuras foi significativamente maior que a ocorrência no grupo de crianças nascidas a termo. Segundo eles, apresentaram asma na idade escolar em torno da metade das crianças nascidas prematuras e 16,7% das crianças nascidas a termo. Com relação ao tabagismo materno, os cientistas afirmam que a freqüência de asma nas crianças cujas mães fumaram durante a gestação foi significativamente maior. Os outros fatores não tiveram associação com maior risco para o desenvolvimento de asma. Contudo, eles ressaltam que “independente de nascer prematuro, um indivíduo pode herdar genes determinantes de asma”.



Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)