Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Frigoríficos dão férias coletivas em plena safra

Aline Queiroz, Campo Grande News - 10 de dezembro de 2009 - 16:45

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins revela que frigoríficos de Mato Grosso do Sul decidiram dar férias coletivas em plena safra.

Segundo o presidente da entidade, Rinaldo Salomão, já foram confirmadas as férias de 800 trabalhadores de pelo menos cinco frigoríficos.

Os funcionários deverão parar as atividades a partir de 20 de dezembro, às vésperas das festas de fim de ano.

“Acho estranho porque é época de safra, matança, progresso. É um momento de recuperação de crise e período de grande consumo. Acreditamos que seja uma briga de mercado, entre o frigorífico e o produtor, para forçar o aumento dos preços”, diz Salomão.

O sindicalista destaca que no mesmo período do ano passado grandes frigoríficos do Estado chegavam a abater até 1.500 cabeças de gado por dia e entre os de médio e pequeno porte a média de abates por dia era de 500 a 700 cabeças.

Ele lembra ainda que 2009 é um ano atípico, ou seja, diferente de 2008, não teve período de entresafra em função das constantes chuvas.

“Se existe alguma manobra, ou não, cabe às autoridades e ao Ministério Público investigarem”, comenta Salomão.

O Sindicato dos Proprietários de Frigoríficos foi procurado para esclarecer o caso, poém, a informação da recepcionista é de que o presidente estava em reunião.

SIGA-NOS NO Google News