Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fragelli diz que Cuiabá de hoje lhe causa 'estupefação'

24horasnews - 07 de abril de 2006 - 06:41

Um sentimento de estupefação. Esta foi a expressão com a qual o ex-governador José Manuel Fontanilla Fragelli classificou sua primeira impressão visual da cidade de Cuiabá, na visita que faz a convite do governador Blairo Maggi para participar das comemorações dos 287 anos de fundação de Cuiabá, a se completar no próximo sábado (08.03). José Fragelli. hoje com 90 anos de idade, não vinha a Mato Grosso há 15 anos.

O ex-governador, acompanhado de sua esposa, Maria de Lourdes Fragelli, do casal Aecim Tocantins e Celita Tocantins, foram recebidos no gabinete do governador, pela primeira-dama do Estado e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato, para um almoço.

Dizendo-se bem disposto e satisfeito, José Fragelli lembrou dos poucos e precários prédios que acomodavam a estrutura de governo nos períodos em que foi secretário do ex-governador Fernando Corrêa da Costa e na sua própria gestão, entre os anos de 1971 e 1974. “Estou estupefato com os prédios grandes e com esse progresso”, afirmou.

Segundo ele, naquela época as secretarias funcionavam em prédios simples e, às vezes, até em barracões cobertos por folhas de zinco. Como governador ele foi comparado com o ex-presidente Juscelino Kubitschek, pelo professor Aecim Tocantins, em função de ter iniciado o processo de colonização do Estado e por seus programas desenvolvimentistas.

Brincando, o governador Blairo Maggi disse a Fragelli que gostaria de ser governador em sua época, uma vez que hoje a estrutura do Estado é muito mais complexa e difícil de administrar.

Segundo Tocantins, obras como a do estádio do Verdão (que leva o seu nome), da escola Estadual Presidente Médici, da rodovia Transpantaneira, 2,2 mil quilômetros de estradas vicinais em Mato Grosso e 5,6 mil km de estradas troncos (estaduais) e a recuperação das finanças da antiga Cemat e do antigo Bemat marcaram sua atuação de Fragelli no comando do Estado.

Currículo

Fragelli nasceu na cidade de Corumbá (MS), em 31 de dezembro de 1915. Formou-se em Direito pela Universidade do Largo de São Francisco, em São Paulo. Em 1938 assumiu o posto de promotor de justiça de Mato Grosso, função que exerceu por quatro anos. Foi professor e diretor do Colégio Osvaldo Cruz, de Campo Grande.

Nos anos seguintes ingressou na política, foi eleito deputado estadual (1947 a 1954) durante o governo de Fernando Corrêa da Costa, do qual foi líder da Assembléia Legislativa e secretário de Interior, Justiça e Finanças. Chegou à Câmara Federal (1955 a 1959) como o segundo candidato mais votado. Em 1971 assumiu o Governo do Estado num cenário difícil, em meio a uma grave crise financeira. Mais de 90% da receita do Estado estava comprometida com o pagamento de dívidas. José Fragelli ainda exerceu o cargo de senador (1980 a 1987), quando presidiu o Congresso Nacional. Nesse período assumiu a Presidência da República por duas vezes.

O encontro com os amigos e admiradores do ex-governador José Fragelli será nesta sexta-feira (07.04) às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Os convites podem ser adquiridos no Hotel Mato Grosso Palace, rua Joaquim Murtinho, 170 - centro de Cuiabá (telefones 3614-7000/7004).

SIGA-NOS NO Google News