Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/04/2006 06:41

Fragelli diz que Cuiabá de hoje lhe causa 'estupefação'

24horasnews

Um sentimento de estupefação. Esta foi a expressão com a qual o ex-governador José Manuel Fontanilla Fragelli classificou sua primeira impressão visual da cidade de Cuiabá, na visita que faz a convite do governador Blairo Maggi para participar das comemorações dos 287 anos de fundação de Cuiabá, a se completar no próximo sábado (08.03). José Fragelli. hoje com 90 anos de idade, não vinha a Mato Grosso há 15 anos.

O ex-governador, acompanhado de sua esposa, Maria de Lourdes Fragelli, do casal Aecim Tocantins e Celita Tocantins, foram recebidos no gabinete do governador, pela primeira-dama do Estado e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato, para um almoço.

Dizendo-se bem disposto e satisfeito, José Fragelli lembrou dos poucos e precários prédios que acomodavam a estrutura de governo nos períodos em que foi secretário do ex-governador Fernando Corrêa da Costa e na sua própria gestão, entre os anos de 1971 e 1974. “Estou estupefato com os prédios grandes e com esse progresso”, afirmou.

Segundo ele, naquela época as secretarias funcionavam em prédios simples e, às vezes, até em barracões cobertos por folhas de zinco. Como governador ele foi comparado com o ex-presidente Juscelino Kubitschek, pelo professor Aecim Tocantins, em função de ter iniciado o processo de colonização do Estado e por seus programas desenvolvimentistas.

Brincando, o governador Blairo Maggi disse a Fragelli que gostaria de ser governador em sua época, uma vez que hoje a estrutura do Estado é muito mais complexa e difícil de administrar.

Segundo Tocantins, obras como a do estádio do Verdão (que leva o seu nome), da escola Estadual Presidente Médici, da rodovia Transpantaneira, 2,2 mil quilômetros de estradas vicinais em Mato Grosso e 5,6 mil km de estradas troncos (estaduais) e a recuperação das finanças da antiga Cemat e do antigo Bemat marcaram sua atuação de Fragelli no comando do Estado.

Currículo

Fragelli nasceu na cidade de Corumbá (MS), em 31 de dezembro de 1915. Formou-se em Direito pela Universidade do Largo de São Francisco, em São Paulo. Em 1938 assumiu o posto de promotor de justiça de Mato Grosso, função que exerceu por quatro anos. Foi professor e diretor do Colégio Osvaldo Cruz, de Campo Grande.

Nos anos seguintes ingressou na política, foi eleito deputado estadual (1947 a 1954) durante o governo de Fernando Corrêa da Costa, do qual foi líder da Assembléia Legislativa e secretário de Interior, Justiça e Finanças. Chegou à Câmara Federal (1955 a 1959) como o segundo candidato mais votado. Em 1971 assumiu o Governo do Estado num cenário difícil, em meio a uma grave crise financeira. Mais de 90% da receita do Estado estava comprometida com o pagamento de dívidas. José Fragelli ainda exerceu o cargo de senador (1980 a 1987), quando presidiu o Congresso Nacional. Nesse período assumiu a Presidência da República por duas vezes.

O encontro com os amigos e admiradores do ex-governador José Fragelli será nesta sexta-feira (07.04) às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Os convites podem ser adquiridos no Hotel Mato Grosso Palace, rua Joaquim Murtinho, 170 - centro de Cuiabá (telefones 3614-7000/7004).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)