Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fotogaleria: Governador do Estado entrega kits literários para 40 municípios

Noticias MS - 30 de agosto de 2013 - 09:10

Os kits entregues totalizam 8 mil livros.
Os kits entregues totalizam 8 mil livros.

Governador do Estado entrega kits literários compostos por 200 obras para 40 municípios Escrito por Noticias.MS tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte Imprimir E-mail

O Governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), entregou na manhã de hoje (29), em solenidade na Governadoria, kits literários para 40 municípios. Este foi a 4ª edição do Programa de Incentivo à Leitura- Força da Cidadania que este ano foi composto por 200 obras literárias.

Com o objetivo de estimular a leitura e a formação de bibliotecas em Mato Grosso do Sul, as 200 obras literárias também têm em sua composição escritores regionais, o que contribui para a preservação e difusão da memória histórica e cultura do Estado.

Para o Governador André Puccinelli, os kits visam oportunizar os municípios a estimularem a cultura e a investirem em cultura. “Nesta edição, 40 municípios receberão cada um 200 obras literárias e eu acredito que só se vence as dificuldades tendo conhecimento, educação e cultura. A educação no estado de Mato Grosso do Sul, aliada à cultura, gerida pelo Américo Calheiros [presidente da Fundação], pari passo caminham para que oportunizemos à sociedade sul-mato-grossense melhor qualidade de vida, melhor condição de competição num mercado de trabalho cada vez mais global”, disse.

Segundo o titular da FCMS, Américo Calheiros, o objetivo com as novas entregas é ampliar a oferta de informação nos municípios. “Entregamos hoje 8 mil livros, e até esta edição já foram 32 mil, mas nossa meta é chegar aos 100 mil até o final de 2014. São nos livros que encontramos respostas e às vezes caminhos que ainda não encontramos. Esta é a primeira vez que um governo dá atenção aos autores do estado e esperamos que este projeto cumpra seu objetivo final. E, ainda, parafraseando Mário Quintana: ‘Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem'”, resumiu.

Durante o evento poeta Ruberval Cunha colheu palavras das autoridades presentes e realizou o improviso guaicuru com o tema leitura. De onde saíram frases como ‘O conhecimento é o princípio da igualdade’, ‘Com a leitura formamos seres literários em formato de livros’ e ‘Passado pelo crivo de quem quer reaprender e a ensinar a sonhar’.

Foram contemplados com os kits os municípios de Água Clara, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Miranda, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Vicentina.

Participaram do evento os prefeitos dos municípios contemplados, os deputados estaduais Júnior Mochi e Dione Hashioka; o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Reginaldo Alves e outras autoridades.

SIGA-NOS NO Google News