Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Formalizada a criação da CPMI das Sanguessugas

Agência Câmara - 15 de junho de 2006 - 07:46

O Congresso Nacional realizou nesta quarta-feira sessão conjunta para formalizar a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Sanguessugas. A CPMI vai investigar o esquema de compra de ambulâncias superfaturadas, revelado pela chamada Operação Sanguessuga, da Polícia Federal.
A decisão de instalar a CPMI foi tomada pelos líderes partidários na semana passada, quando o requerimento para sua criação obteve o número necessário de assinaturas.
O presidente do Congresso, Renan Calheiros, deu prazo até a próxima terça-feira (20) para que os líderes partidários indiquem os integrantes de seus partidos para a instalação da comissão. Se os líderes não os indicarem, Calheiros poderá fazê-lo, como lhe faculta o Regimento Comum do Congresso Nacional.
A Operação Sanguessuga apontou o envolvimento de funcionários do Ministério da Saúde, parlamentares, ex-parlamentares e assessores no esquema de superfaturamento coordenado pela empresa Planam, do Mato Grosso do Sul, que vendia ambulâncias a prefeituras.

Polêmica
A proposta de criação da CPMI causou polêmica no Congresso. Os partidos que recolheram as assinaturas para pedir a comissão acusaram a base governista e o PMDB de impedirem as investigações. Alegando uma falha na forma como as assinaturas apareciam no primeiro requerimento apresentado, Renan Calheiros recusou o pedido e obrigou parlamentares do PV, do PPS e do Psol a organizar um novo requerimento e a recolher as assinaturas necessárias.
De acordo com o requerimento de criação da CPMI, ela terá prazo de 180 dias para concluir seus trabalhos, mas há uma proposta de líderes partidários para que, por acordo, esse prazo seja reduzido para 30 dias devido ao calendário eleitoral.
Em razão do critério de rodízio entre as duas Casas, o presidente da CPMI das Sanguessugas deverá ser um deputado, e a relatoria caberá a um senador.



Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Wilson Silveira


SIGA-NOS NO Google News