Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Forças Armadas do Brasil encerram missão de paz em outubro

Portal Brasil - 14 de abril de 2017 - 10:20

As Forças Armadas do Brasil iniciaram planejamento para sair do Haiti, após atuar por 13 anos em missão de paz no país. A decisão tem como base determinação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), que decidiu, nesta quinta-feira (13), pela substituição da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) por uma força de caráter policial.

Diante disso, o grupo militar deve concluir a missão até o dia 15 de outubro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, já havia comentado sobre esta possibilidade de decisão da ONU.

Nesta quinta-feira (13), Jungmann explicou que, em maio, o Brasil enviará para o Haiti o 26º contingente com aproximadamente 970 militares. “Com a saída do Haiti, o governo brasileiro analisará outras possibilidades de participação de nossas Forças Armadas em novas missões de paz”, disse o ministro.

Desta forma, os denominados capacetes azuis serão substituídos pela Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti (Minujusth), composta de sete unidades de aproximadamente 980 agentes e 295 oficiais. Essa nova missão deve durar pelo período de dois anos.

Minustah

A Minustah havia sido implementada em 2004 após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide, para tentar controlar um ambiente marcado pela violência. Até o encerramento da missão, o Brasil terá enviado cerca de 37,5 mil militares das Forças Armadas. Os dois últimos contingentes em 2017 perfazem 1.940 militares.

SIGA-NOS NO Google News