Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FMI admite que foi ''otimista demais'' com a Argentina

Milena Galdino/ABr - 25 de março de 2004 - 15:54

A experiência argentina fará o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisar os objetivos acertados com países devedores e a maneira como serão cumpridos. Em nota oficial, os diretores do Fundo admitiram ter sido “muito otimistas” ao estimar o índice de crescimento argentino nos 90 e nos meses anteriores à suspensão do pagamento da dívida, em 2001.

A nota classifica a crise argentina de 2001 e 2002 como "uma das suas piores de sua história". A diretoria divulgou que "as projeções de cresimento da Argentina – feitas pelo Fundo e analistas do mercado – foram à época muito otimistas, levando a uma visão muito complacente com a perfomance fiscal do país".

De acordo com a análise do Fundo, a crise teria acontecido por uma série de fatores, entre os principais deles “o crescente endividamento público e a contínua disposição da comunidade financeira privada em financiar as crescentes necessidades de crédito”. O FMI completou que a crise da Argentina foi um "importante aprendizado" para prevenir crises futuras e suas conseqüências.

O organismo aponta algumas lições para a análise da crise, principalmente pelo fato de a dívida "não ter sido alarmante em relação ao tamanho da economia" e a "estabilidade da política fiscal" da época. A paridade de câmbio, que equiparava o peso ao dólar, também pode ter fomentado a crise. “É importante que o regime de câmbio venha apoiado por algumas políticas estruturais e macroeconômicas totalmente consistentes”, disse a nota.

Brasil e Argentina acertaram recentemente medidas comuns para negociar com organismos internacionais de crédito, entre eles o FMI. A principal proposta é alterar as regras do Fundo para não considerar os investimentos em infra-estrutura como despesas no cálculo do superávit primário.

SIGA-NOS NO Google News