Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fixação de juros poderá considerar meta de emprego

10 de junho de 2005 - 14:53

O Banco Central terá que considerar o nível de desemprego na decisão sobre a taxa de juros, se for aprovado o Projeto de Lei 5114/05, que está sendo analisado pela Câmara. O projeto, de autoria do deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), prevê a criação da Meta Anual de Nível de Emprego, baseada na pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que seria adotada como diretriz na fixação das taxas de juros.
De acordo com o parlamentar, é necessário que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, ao estabelecer as taxas de juros, leve em conta o nível do desemprego no País e a política de metas para a criação de novos postos de trabalho. "Essa é uma das formas de garantir uma política econômica que aumente o nível de emprego", diz.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, está sendo analisado pela Comissão de Finanças e Tributação, onde será relatado pelo deputado Félix Mendonça (PFL-BA). Posteriormente, o texto será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SIGA-NOS NO Google News