Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/10/2013 08:25

Fisioterapeuta ganha direito de posse em concurso após ter nomeação anulada

Campo Grande News

A fisioterapeuta Sheila Elias da Silva Pitol ganhou na Justiça o direito de tomar posse do cargo de “profissional de serviços hospitalares” no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul depois ser nomeada para a função e ver, no dia seguinte, a anulação do decreto.

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta terça-feira (22), que os desembargadores que compõem o Órgão Especial, por unanimidade, negaram provimento ao Agravo Regimental interposto pelo Estado contra a fisioterapeuta.

Ela entrou com mandado de segurança depois de ser nomeada por decreto do governador para o cargo de “profissional de serviços hospitalares” no dia 27 de agosto de 2013. A nomeação foi anulada, sem justificativa, no dia seguinte.

A fisioterapeuta também afirmou que o concurso estava dentro do prazo de validade e que teve gastos aproximados de R$ 1,5 mil com a documentação e os exames exigidos no edital para a posse.

Segundo o TJMS, “a Súmula 16 do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que funcionário público nomeado tem direito à posse”. No entanto, o Estado afirmou que o caso não autoriza a aplicação da Súmula do STF e que a nomeação de Sheila ocorreu por um equívoco. Dessa forma, a Administração Pública não estava obrigada a convocá-la e podia, como de fato o fez, anular ato administrativo de nomeação quando verificasse a nomeação além do número de vagas disponibilizadas.

Já o relator do processo, o desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, valendo-se da Súmula 16 do STF, entendeu que a decisão monocrática deve ser mantida por seus próprios fundamentos e acrescentou que o enunciado da Súmula anteriormente citada “assegura a posse ao candidato nomeado. Ademais, o Decreto que tornou nula a nomeação está desprovido de fundamentação, o que viola o disposto no artigo 37, caput, da CF”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)