Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fiscalização para impedir entrada de aves contaminadas

Priscilla Mazenotti/ABr - 30 de janeiro de 2004 - 09:46

A importação de todos os produtos derivados de aves suspeitas de contaminação pelo virus Influenza Aviária - a gripe do frango -, em vários países da Ásia, está suspensa no Brasil. O Ministério da Saúde adotou medidas sanitárias e intensificou a fiscalização nos portos e aeroportos.

O gerente do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Saúde, Edson Vieira, alertou que o risco de a doença chegar ao Brasil existe, mas, para prevenir, tem sido feita até a fiscalização da bagagem de pessoas procedentes da Ásia

Edson Vieira informou que a suspensão da importação de produtos avícolas no país não vai afetar o abastecimento interno, lembrando que o mercado interno é totalmente suprido pelo frango nacional. Segundo o gerente, a gripe do frango pode estimular as exportações da ave brasileira. “O Brasil é o segundo maior exportador em volume e o primeiro em valor. Exportamos 30% do produto que produzimos e a tendência é aumentarmos esse número”, anunciou.

A gripe do frango é uma doença respiratória que atinge as aves, de modo geral. Nos seres humanos ela é fatal. O especialista em doenças de aves, Lúdio Matias Gomes, por sua vez, explicou que os sintomas nos animais são coriza, pescoço mole e alta mortalidade, mas, a identificação do mal só pode ser feita com um exame de laboratório.

Nos seres humanos, a doença atinge mais quem tem a imunidade baixa, com histórico de pneumonia, asma, entre outros, principalmente idosos e crianças. Lúdio explica que, para dar segurança às aves os criadores devem evitar que pessoas vindas dos países contaminados visitem os criadouros. “Ainda vou além, acho que até pessoas vindas da Europa devem ser proibidas de entrar em criadouros por, pelo menos, sete dias depois da chegada ao Brasil, só por segurança”, ensina.

Lúdio Gomes alerta que o contrabando de aves, além de crime, pode ser um fator de entrada da doença no país.

SIGA-NOS NO Google News