Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fipe registra inflação de 0,59% em São Paulo

Fábio Calvetti/ABr - 10 de novembro de 2005 - 10:00

A inflação na capital paulista ficou em 0,59% na primeira prévia de novembro, indica a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na primeira semana deste mês foi menor que o registrado em outubro, quando os preços subiram 0,63%.

As principais altas ocorreram no setor de despesas pessoais (0,89%) e transportes (0,83%). O coordenador de pesquisas da Fipe, Paulo Picchetti, afirmou que a elevação no grupo despesas pessoais se deve ao reajuste nos pacotes de viagem, enquanto a inflação nos transportes pode ser explicada pelo aumento dos preços da gasolina e do álcool combustível.

Apesar de a inflação no geral ter desacelerado, os preços dos alimentos continuam a subir para o consumidor paulistano. Segundo Picchetti, a alta foi ocasionada pela elevação do preço da carne bovina, a partir da descoberta de focos de febre aftosa no país, mas deve diminuir ainda neste mês. Para o coordenador de pesquisas da Fipe a inflação em São Paulo deve fechar o mês em 0,50%.

Os outros itens que compõem o IPC-Fipe tiveram a seguinte variação: Habitação (0,53%), Saúde (0,40%), Vestuário (0,18%) e Educação (0,09%). O índice é calculado semanalmente pela Fipe e apura o aumento dos preços ao consumidor na faixa de renda entre um e 20 salários mínimos no município de São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News