Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Filas nas agências poderão ser reduzidas em até 50%

AgPrev - 10 de março de 2005 - 14:46

O Ministério da Previdência Social (MPS) vai implantar projetos pilotos, em aproximadamente 90 dias, para diminuir as filas nas Agências da Previdência Social (APS). A expectativa é que as filas sejam reduzidas em mais de 50%. Os pilotos serão implantados em grandes centros, como as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Segundo o coordenador-geral de Benefícios do INSS, Carlos José do Carmo, o projeto vai permitir que os segurados requeiram benefícios por incapacidade na empresa em que trabalham, ou em sindicatos que estabeleçam uma parceria com o INSS. "Do total de pessoas que vão às agências da Previdência Social, 18,65% vão requerer benefícios por incapacidade, e 14,6% procuram a perícia médica", afirma Carmo.

O coordenador também diz que o projeto piloto prevê, no caso de benefícios por incapacidade, que o segurado vá até a Agência apenas para fazer a perícia médica, que será previamente marcada. "O beneficiário do INSS, que precisar do benefício por incapacidade, marcará com antecedência a data e o horário da perícia médica, por meio do PREVFone ou pela Internet, na página eletrônica da Previdência Social", relata.

Ainda de acordo com os estudos realizados pelo MPS, 25% das pessoas que procuram as agências do INSS buscam apenas informações gerais e de processos em andamento. "Campanhas de esclarecimento já estão sendo feitas e queremos que os segurados saibam que existem formas alternativas de atendimento, como pelo telefone ou Internet", ressalta o coordenador.

Novos Concursos - No que diz respeito ao déficit de funcionários do INSS, o Ministério da Previdência realizou um concurso, no início deste ano, para a contratação de 2,4 mil novos servidores, para todo o País. O MPS também já solicitou autorização, ao Ministério do Planejamento, para novo concurso, a ser realizado ainda este ano. (Alessandra Pires)

SIGA-NOS NO Google News