Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/11/2004 14:26

Festas de fim de ano resultam em aumento de peso?

Agência Notisa

Estudo realizado com freqüentadores de programas de exercício físico não verificou ganho de peso em função de eventuais mudanças no padrão alimentar em finais de semana e festividades de fim de ano — período propício ao ganho de peso.

Diversas pesquisas apontam para o fato de que o peso corporal (PC) de adultos tende a aumentar fora dos dias úteis, seja por alterações em seu padrão alimentar ou pela redução de exercícios. Essas eventuais mudanças seriam ainda maiores durante festividades, especialmente as de final de ano. Interessados em verificar o impacto destas datas comemorativas no PC, os pesquisadores Cláudio de Araújo e Paloma Gomes acompanharam 53 indivíduos, participantes de programas de exercício físico supervisionado, e confirmaram a suspeita apenas parcialmente: 70% dos indivíduos estudados ganharam peso, mas, por outro lado, o aumento foi significativo apenas para uma pequena parcela dos homens mais pesados. Já durante os finais de semana não houve variação.

Segundo artigo assinado pelos pesquisadores, publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte (vol. 10, n. 3), “provavelmente o estilo de vida mais saudável permite com que não haja um desequilíbrio importante entre a ingestão de calorias e o dispêndio de energia pelo exercício físico nas circunstâncias estudadas”. Cláudio de Araújo, da Universidade Gama Filho, e Paloma Gomes, da Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), afirmam que “com o aumento dos níveis de prevalência de sedentarismo e de obesidade, devam ser esperadas maiores variações no peso corporal”.

Foram analisados 53 adultos (36 homens e 17 mulheres), com idade entre 38 e 81 anos, inscritos em um programa de exercício supervisionado. Os participantes realizavam de três a seis sessões semanais de 60 minutos, incluindo exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e de flexibilidade individual — individualmente prescritos e seus pesos eram registrados antes das atividades. Os dados foram coletados em duas semanas do mês de novembro e nas duas sessões pré e pós-festas de final de ano.

“Ganhos superiores a 1 e 2% do peso corporal (máximo individual de 3,8%) com as festas de final de ano foram observados, respectivamente, em nove (16,9%) e seis (11,3%) indivíduos, ocorrendo maiores variações absolutas nos indivíduos mais pesados”, afirma o artigo. Não se caracterizou uma relação com a idade. “Pode-se esperar que as habituais variações alimentares típicas de dias úteis e finais de semana não tendam a ocorrer de modo apreciável (no grupo estudado)”, avaliam os pesquisadores.

Cláudio de Araújo e Paloma Gomes chamam a atenção para o fato de que sua pesquisa se restringe a adultos participantes de um programa de exercício supervisionado ou, no máximo, a indivíduos que praticam exercícios físicos regularmente. “A generalização destes dados para a sociedade não é possível, uma vez que não estudamos um grupo controle formado por indivíduos sedentários”, afirmam.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)