Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ferrugem é identificada em São Gabriel

Diário - 11 de dezembro de 2007 - 09:30

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) confirmou ontem a existência de focos de ferrugem da soja em lavouras comerciais na região de São Gabriel do Oeste. Este é o segundo caso confirmado da doença no Estado na safra 2007/2008.
A Iagro alerta os sojicultores da região que façam o monitoramento e as medidas preventivas de controle da ferrugem conforme orientação técnica. “Os produtores não devem ter medo de comunicar à agência a existência de focos nas propriedades, pois eles devem ser parceiros na prevenção da doença, sendo indispensável a informação tão logo ocorra o aparecimento da ferrugem”, afirma a gestora em Defesa Sanitária Vegetal, Glaucy Ortiz.
O primeiro foco de ferrugem asiática da soja no país foi identificado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na semana passada, no município de Aral Moreira, na região de fronteira com o Paraguai.
A plantação comercial onde foi detectado o foco está no estágio inicial de formação de vagem. De acordo com o engenheiro agrônomo Ricardo Barros, da Fundação MS, entidade integrante do Consórcio Antiferrugem que detectou o foco, o clima na região estava desfavorável ao desenvolvimento da doença. Entretanto, ele acrescentou que técnicos e produtores devem reforçar o moni-toramento das lavouras, já que as chuvas voltaram a ocorrer de forma intensa nas últimas semanas.
Segundo Barros, neste ano, a ferrugem apareceu mais tarde por conta do prolongado período de estiagem e do vazio sanitário (período sem cultivo de soja). Em 2006, os primeiros focos apareceram no dia 10 de novembro e totalizaram. No ano passado, o Estado registrou 613 focos de ferrugem da soja.

SIGA-NOS NO Google News