Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/12/2007 09:30

Ferrugem é identificada em São Gabriel

Diário

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) confirmou ontem a existência de focos de ferrugem da soja em lavouras comerciais na região de São Gabriel do Oeste. Este é o segundo caso confirmado da doença no Estado na safra 2007/2008.
A Iagro alerta os sojicultores da região que façam o monitoramento e as medidas preventivas de controle da ferrugem conforme orientação técnica. “Os produtores não devem ter medo de comunicar à agência a existência de focos nas propriedades, pois eles devem ser parceiros na prevenção da doença, sendo indispensável a informação tão logo ocorra o aparecimento da ferrugem”, afirma a gestora em Defesa Sanitária Vegetal, Glaucy Ortiz.
O primeiro foco de ferrugem asiática da soja no país foi identificado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na semana passada, no município de Aral Moreira, na região de fronteira com o Paraguai.
A plantação comercial onde foi detectado o foco está no estágio inicial de formação de vagem. De acordo com o engenheiro agrônomo Ricardo Barros, da Fundação MS, entidade integrante do Consórcio Antiferrugem que detectou o foco, o clima na região estava desfavorável ao desenvolvimento da doença. Entretanto, ele acrescentou que técnicos e produtores devem reforçar o moni-toramento das lavouras, já que as chuvas voltaram a ocorrer de forma intensa nas últimas semanas.
Segundo Barros, neste ano, a ferrugem apareceu mais tarde por conta do prolongado período de estiagem e do vazio sanitário (período sem cultivo de soja). Em 2006, os primeiros focos apareceram no dia 10 de novembro e totalizaram. No ano passado, o Estado registrou 613 focos de ferrugem da soja.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)