Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/12/2008 16:29

Ferrugem chega a Chapadão do Sul

Jovem Sul News

Hoje, dia 23 de dezembro de 2008, foi notificado, no laboratório Fundação Chapadão/Bayer SOS Culturas, através da laboratorista Agra Alexandra Botelho, o primeiro foco de ferrugem asiática da soja em lavoura comercial de Chapadão do Sul, MS, na Fazenda Chapadão. Trata-se da variedade Favorita, em estádio V8 de desenvolvimento.

O Diretor executivo e pesquisador da Fundação Chapadão, Edson Borges, lembra que na safra passada o primeiro caso de ferrugem em Chapadão do Sul sucedeu-se em 18 de dezembro de 2007, na Fazenda Rancho Ideal, variedade 6101, na fase R3.

Certamente, o atraso da ferrugem nesta safra atribui-se a uma série de fatores, dentre os quais a Lei do Vazio Sanitário, o atraso e uniformização dos plantios, as aplicações de fungicidas quando a soja chega ao estádio R1 ou mesmo à própria rota dos ventos, que até o dia 12 de dezembro sopravam sentido contrário à Bolívia, e a partir de então, especialmente no dia 15 (foto abaixo), estes sopraram em direção a nossa região e que é possivelmente o lugar de onde vem nossa principal fonte de inóculo.

Tendo em vista a confirmação deste caso na região, Borges solicita que os produtores rurais da região dos Chapadões fiquem mais vigilantes e procurem fazer o monitoramento e as aplicações da melhor forma possível, lembrando a todos que o mês de janeiro costumeiramente é bastante chuvoso.

Caso exista alguma dúvida quanto ao procedimento no monitoramento, os pesquisadores da Fundação Chapadão encontram-se sempre à disposição para ajudar o pessoal de campo envolvido com essa atividade, assim como para solucionar dúvidas quanto à identificação dos sinais da doença.


Edson Pereira Borges é Eng. Agrônomo, MSc. Pesquisador em Fitossanidade e Diretor Executivo da Fundação Chapadão.
www.fundacaochapadao.com.br edsonborges@fundacaochapadão.com.br – (67)3562-2032 ou 67 9967-1219


Fonte: Jovemsulnews

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)