Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ferrugem asiática não atinge apenas a soja

Acrissul - 06 de dezembro de 2004 - 14:31

A presença do fungo causador da ferrugem asiática - que na safra passada causou prejuízos econômicos à soja - acaba de ser identificada, no Brasil, também em kudzo (planta leguminosa), hospedeira alternativa do fungo causador da ferrugem. A ocorrência foi confirmada no município de Palmeira (PR) pela Embrapa Soja. Até então, a ferrugem tinha sido identificada em kudzo, apenas no Paraguai.

Segundo levantamento do Consórcio Anti-ferrugem, na safra 2004/2005, há a presença da ferrugem, em 5 estados - Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão - e 21 municípios - Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Campo Verde e Tapurah (MT) Nova Cantu, Três Barras do Paraná, Palmeira e Boa Esperança do Iguaçu (PR), Nonoai, Sanaduva, Cruz Alta, Espumoso, Itaara, Jóia, Santa Rosa, Sarandi e Santiago (RS), Balsas (MA) e Jandaia e Montevidiu (GO).

A relação dos 21 municípios, o mapa com os locais onde há ocorrência da doença, assim como informações sobre identificação da ferrugem, controle da doença, produtos registrados, entre outros dados, estão disponíveis neste Sistema de Alerta: www.cnpso.embrapa.br/alerta.

Fonte: Embrapa Soja

SIGA-NOS NO Google News