Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Feriado do Dia do Trabalho promete calor em todo Estado e pouca chuva

Campo Grande News - 30 de abril de 2015 - 15:19

Quem está se preparando para atividades de lazer na Capital ou no interior do Estado neste feriado prolongado do Dia do Trabalho, não precisa se preocupar com agasalhos ou guarda-chuvas. Segundo previsões do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), o tempo permanecerá ensolarado em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, com temperaturas amenas apenas no início do dia e fim de tarde. Não há previsão de chuvas para nenhum município nesta sexta-feira (1).

A previsão também é de pouca chuva, que deve ocorrer a partir de sábado, em períodos isolados. No entanto, a umidade relativa do ar em algumas regiões, como no Leste e Sul do Estado ficará em torno de 50%. Nesta sexta-feira as temperaturas mais altas serão registradas nas regiões Norte, que abrange Coxim e Sonora e central, região que compreende o Pantanal, Miranda, Bonito e Aquidauana, onde os termômetros ficam na casa dos 32ºC.

Já as mínimas serão observadas em Campo Grande, que terá 17ºC no início do dia, além do Sul do Estado e Leste, que registrará 18ºC ao amanhecer e início de noite.

A umidade relativa do ar média será de 40% a 50% em todo o Estado, mas algumas regiões terão tempo mais seco, como na que abrange o Pantanal, onde não passa de 30%.

Segundo o geógrafo Carlos Eduardo Borges Daniel, o tempo seco que vai predominar durante o fim-de-semana em todo o Estado já é um reflexo do quadro climático do próximo mês, onde as chuvas ocorrem com menos intensidade e o tempo seco começa a predominar.

Ele diz que um exemplo desse cenário pode ser comprovado em Campo Grande, durante abril. A média histórica de chuvas não foi atingida no município, que registrou 100 milímetros enquanto que o histórico para o período é de 116,5 milímetros.

Com típicos dias de outono, maio deve reduzir ainda mais o histórico de chuvas em Mato Grosso do Sul, porém em abril, segundo levantamento feito até esta quarta-feira (29), as cidades de Ponta Porã, Chapadão do Sul e Sete Quedas superaram a média histórica para o período.

Em Sete Quedas, por exemplo, foram registrados 230 milímetros enquanto que o normal para a época é 134,3 milímetros. Chapadão também registrou índices elevados, com 224,4 milímetros, sendo que o esperado era 108,4 milímetros.

Com a diminuição de chuvas no período, a recomendação é manter o cirpo hidratado, especialmente quem pratica exercícios físicos com frequência.

SIGA-NOS NO Google News