Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Febre amarela foi contraída em Bonito

14 de janeiro de 2008 - 15:22

O Ministério da Saúde já confirmou o primeiro caso de febre amarela oriundo de Mato Grosso do Sul. Uma mulher natural de São Paulo está internada desde o dia 6 de janeiro no hospital São Luiz, na mesma cidade. Segundo o governo federal, ela teria contraído a doença no município de Bonito, onde passou férias de 29 de dezembro a 2 de janeiro, tendo inclusive contato com macacos. O secretário de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, disse que é “temeroso e precipitado” dizer que a turista contraiu a doença em Bonito. “Ela rodou mais de quatro mil quilômetros viajando”, defendeu o secretário.
Esta é a segunda confirmação de febre amarela em humanos este ano no país e a primeira oriunda de MS. O primeiro caso confirmado foi de Graco Abubakir, que morreu na semana passada em Brasília. No sábado, morreu em Goiás (GO) um espanhol que apresentava sintomas da doença. Segundo o Ministério da Saúde, até agora foram notificados 24 casos – dois confirmados, cinco descartados e 17 casos pendentes.

BONITO
De acordo com o Ministério da Saúde, o estado de saúde da mulher internada em SP é estável, mas ainda sem previsão de alta médica. Ela foi internada com sintomas de náuseas, vômitos e mal-estar e, segundo os boletins médicos, a melhora é gradativa.
A mulher, cujo nome não foi divulgado, saiu da capital paulista, passou pelo Paraná e veio para MS. No dia 27 de dezembro, ela teria desembarcado no aeroporto de Dourados e no dia 28 seguido para Bonito. Segundo a secretaria estadual de Saúde, a paciente relatou que alimentou e brincou com macacos durante passeios na zona rural de Bonito.
Por causa da confirmação do primeiro foco de febre amarela no Estado, o Ministério da Saúde determinou o emprego de medidas emergenciais, como intensificação da vacinação e a borrifação de veneno contra o mosquito transmissor. As mesmas medidas deverão ser adotadas em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. No final de semana, a secretaria estadual de Saúde iniciou o trabalho de borrifação em Bonito.
O secretário de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, mostrou preocupação em relação à imagem da cidade após a confirmação de febre amarela. Ele afirma que as ações de vigilância são firmes na cidade e põe em dúvida a probabilidade de a mulher ter contraído a doença durante a visita à cidade.
“Nossas medidas de profilaxia são fortes e intensificados. Aqui não temos nenhum caso de febre amarela notificado”, afirmou. “Além disso, 3,6 mil municípios do país têm potencialidade para serem transmissores da doença”, afirmou.

DOURADOS
Durante o final de semana, o Ministério da Saúde descartou a contaminação por febre amarela de uma mulher de 51 anos que está internada na Santa Casa de Maringá. Ela apresentou sintomas da doença após viagem a Dourados, mas o exame para febre amarela deu negativo.

CORRE-CORRE
Apesar da orientação do Ministério da Saúde sobre ausência de epidemia de febre-amarela, a confirmação de casos tem provocado corre-corre da população aos postos de saúde em todo o país. Em Dourados, a situação não é diferente. De acordo com o coordenador de imunização da secretaria municipal de Saúde, Devanildo de Souza, a procura pela vacina triplicou desde o início do ano. “Todos os postos estão lotados”, afirmou.
O técnico de enfermagem Antonio de Araújo, que atende no posto Tipo A, no centro da cidade, disse que aplica pelo menos 300 doses da vacina todos os dias. O despachante Ivo Moraes, 33, procurou o posto de saúde na sexta-feira após divulgação de casos da doença no país. “Não lembro quando tomei a última vez,mas é importante prevenir”, disse ele.
A farmacêutica Elisiane Stefaneli Vieira, 36, vai viajar para a região de Goiás e tomou a vacina, juntamente com dois sobrinhos. “É importante estar imunizada para viajar tranqüila”, afirmou.




Diário MS

SIGA-NOS NO Google News