Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/04/2005 14:20

Farmácias terão selo para venda de remédio fracionado

Irene Lôbo / ABr

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, informou hoje que, dentro de no máximo 45 dias, o consumidor encontrará as primeiras farmácias realizando a venda fracionada de remédios. Para isso, as farmácias deverão se credenciar na vigilância sanitária local, recebendo autorização para a venda mediante um selo de identificação.

Antes do credenciamento, as farmácias serão submetidas a uma rígida inspeção que irá verificar o cumprimento de algumas regras, que constam no documento da Anvisa apresentado para consulta pública. Uma das exigências é a existência de uma área específica para o fracionamento dos medicamentos, o que só poderá ser feito por um profissional farmacêutico inscrito no Conselho Federal de Farmácia.

Poderão ser fracionados medicamentos na forma de frasco-ampolas, ampolas, seringas preenchidas, flaconetes, comprimidos, drágeas, óvulos vaginais e supositórios. Para comprar o remédio fracionado, o consumidor deverá apresentar a receita do médico ou do dentista, que será devolvida ao usuário com carimbo e assinatura do farmacêutico com declaração de que o remédio foi entregue. O medicamento fracionado deverá ser acompanhado de uma bula para cada paciente.

A professora aposentada Lúcia Pacífico, do Movimento Nacional das Donas de Casa, disse que é definitivamente favorável à medida. "Quando se trata de substituir qualquer produto por causa do preço, como o tomate, é até fácil, mas com medicamentos não dá. Vejo com muito bons olhos essa questão do fracionamento, até porque com a renda média do brasileiro muitas vezes não dá para comprar a cartela inteira. Muitas vezes o medicamento não dá certo, e existe também a questão da sobra", afirmou.

Durante audiência pública sobre a venda fracionada de remédios, realizada hoje, em Brasília, Lúcia sugeriu a realização de uma campanha informativa para esclarecer os usuários de medicamentos sobre a venda fracionada. O representante da Anvisa respondeu que o assunto já está sendo discutido no âmbito do Ministério da Saúde.

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), membro da Frente Parlamentar de Saúde, elogiou a iniciativa do debate público e disse que sua posição pessoal é de absoluta concordância com a política de fracionamento. "Aqui está a grande política de gestão pública para combater de maneira consistente o desperdício de medicamentos", afirmou.

Encerrado o prazo para consulta pública e a audiência pública realizada hoje, um grupo de trabalho da Anvisa consolidará as sugestões encaminhadas e redigirá o texto final do regulamento, que será submetido a aprovação do Ministério da Saúde. Se for aceito, a comercialização avulsa de medicamentos poderá ser iniciada imediatamente, mediante o credenciamento das farmácias. No Brasil, alguns analgésicos e antitérmicos de uso comum já são vendidos em unidades ou cartelas com menos comprimidos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)