Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Famasul debate crise no agronegócio

Fernanda Barros - 07 de fevereiro de 2006 - 07:03

A Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) com o objetivo de retomar os trabalhos da Comissão de Pecuária e Agricultura realiza hoje um debate com os líderes sindicais, presidentes dos sindicatos rurais e todos os envolvidos no agronegócio do Estado.

O evento acontece no auditório da Famasul contando com uma palestra do professor e pesquisador da CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/Esalq-USP), Sérgio De Zen.

O cenário do agronegócio não é animador. No Estado a pecuária sofreu, primeiro com o câmbio e, no final do ano a crise se agravou com os focos da febre aftosa, derrubando o preço pago pela arroba. Na pecuária leiteira o preço pago pelo litro foi drasticamente reduzido, levando produtores a jogar fora leite em sinal de protesto.

A safra de 2005/06 vem sofrendo desde o plantio sem chuva aos altos custos de produção e as intempéries do tempo. O cenário da soja, para Mato Grosso do Sul, sofreu, decorrentes a alguns fatores como o preço do grão, o valor do dólar, o alto custo de produção deixando o produtor preocupado e sem saber como será o futuro.

A diretora secretária da Famasul, Tereza Cristina Correa da Costa, afirma que “a safra ainda é uma incógnita”. A diretora ainda explica que “algumas localidades contam com perdas e outras estão com boa produtividade, porém as expectativas não são boas”.

De acordo com pesquisas de mercado existem 60 milhões de toneladas de soja estocadas no mundo Devido a esse excedente do grão a comercialização da safra está comprometida, o que preocupa os produtores.



SIGA-NOS NO Google News