Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/09/2010 09:57

Falta menos de um mês para o 1º turno das Eleições 2010

TSE

Daqui a exatos 27 dias, 135.804.433 eleitores devem votar nas eleições gerais. No domingo, 3 de outubro, das 8h às 17h, será realizado o primeiro turno das Eleições 2010, ocasião em que poderão ser escolhidos os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.

O pleito contará com 420.182 seções, nas quais trabalharão 2.181.622 mesários distribuídos em todos os municípios do país e em 154 cidades no exterior. Aproximadamente 500 mil urnas serão disponibilizadas, incluindo as reservas, sendo que 550 serão utilizadas para votação, no exterior, de 200.392 brasileiros, que requereram transferência do domicílio para os países em que vivem atualmente.

Há eleitores brasileiros domiciliados nos cinco continentes, mas os três maiores eleitorados no exterior - que constam das estatísticas do eleitorado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - são: Nova York (EUA) com 21.076; Lisboa (Portugal) com 12.360; e Boston (EUA) com 12.330 eleitores. No exterior, os brasileiros apenas poderão votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República.

A maioria dos eleitores brasileiros aptos a votar tem entre 25 e 34 anos e é formada por mulheres. Em 2010, são 2.391.352 eleitores na faixa etária entre 16 e 17 anos.

Voto em trânsito

Foram cadastrados para votar em trânsito no 1º turno das eleições presidenciais 80.494 eleitores. O TSE recebeu outros 76.528 registros em caso de um eventual 2º turno do pleito. São Paulo, Brasília e Belo Horizonte são as capitais que vão receber mais votos de eleitores em trânsito.

Candidatos por vaga

Ainda de acordo com as estatísticas do TSE (dados atualizados até 2 de setembro), nove pessoas disputarão o cargo de presidente da República. Para governador, 171 candidatos concorrerão a 26 vagas referentes aos estados e uma ao Distrito Federal. 54 vagas ao Senado Federal, ou seja, dois terços do total de 81 senadores, serão escolhidos entre 276 concorrentes. Para a Câmara dos Deputados, 6.057 candidatos disputam 513 vagas. Já para deputado estadual, serão eleitos 1059 candidatos entre os 14.418 concorrentes e, para deputado distrital, 882 candidatos pretendem preencher as 24 vagas.

A fim de ajudar os eleitores no dia do pleito, a Justiça Eleitoral distribuirá 54.239.000 colas impressas, onde os eleitores poderão marcar os números dos seus candidatos.

Presos provisórios

Vinte e seis estados brasileiros possibilitarão que seus presos provisórios e adolescentes em unidades de internação exerçam o direito ao voto. Somente o estado de Goiás não realizará este tipo de votação.

No total, serão instalados locais de votação em 424 estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes, que somam 20.099 eleitores aptos a votar. Entretanto, estes locais não contarão apenas com a participação de eleitores presos, pois também receberão os votos de servidores do sistema penitenciário, membros da OAB, do Ministério Público, Defensoria Pública, mesários, entre outros servidores que estarão colaborando com a Justiça Eleitoral.

Identificação biométrica

Nas eleições gerais de 2010, eleitores de 60 municípios brasileiros de 23 estados brasileiros (veja lista aqui ) vão votar em urnas eletrônicas com leitores receptivos de impressões digitais, mais conhecidos como leitores biométricos. O sistema de votação desenvolvido pela Justiça Eleitoral do país é verdadeiramente democrático e seguro.

A nova tecnologia oferecerá a cerca de um milhão de eleitores a oportunidade de participar de uma votação extremamente segura, tendo em vista que além da informatização, por conta da identificação biométrica, um eleitor não poderá votar por outro.

Calendário

Conforme o calendário eleitoral, 3 de setembro é o último dia para os Tribunais Regionais Eleitorais designarem, em sessão pública, a comissão de auditoria para verificação do funcionamento das urnas eletrônicas, por meio de votação paralela. Nessa data, também se encerra o prazo para a publicação, pelos TREs, para uso na votação e apuração, de lista organizada em ordem alfabética, formada pelo nome completo de cada candidato e pelo nome que deve constar da urna eletrônica, também em ordem alfabética, seguidos da respectiva legenda e número.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)