Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/05/2004 14:11

Fala está relacionada com a escolaridade

Agência Notisa

Contar histórias não é privilégio de poucos, mas quem tem acesso a maior grau de escolaridade tem mais coerência na fala. Pelo menos é o que garante um estudo da Universidade Federal de Pernambuco, que investigou se coerência textual está relacionada à aquisição de leitura.

O estudo, publicado na revista Psicologia: Reflexão e Crítica (Vol.16 n.1), abordou alunos entre 15 e 45 anos, do 1º e 2º ciclos de um curso de educação básica de jovens e adultos. Os alunos eram solicitados a produzir uma história oralmente, a qual era avaliada segundo um sistema que expressa níveis de coerência textual. Os estudantes que tiveram maior habilidade na leitura e escrita conseguiram maior nível de coerência em suas histórias.

Para os pesquisadores, o uso da linguagem comunicacional no contexto escolar difere muito de seu uso no cotidiano dos alunos: “Em geral, a escola não tem contribuído para que os alunos tenham uma concepção de linguagem escrita como uma forma de comunicação, e tampouco como instrumento para apropriação de outros conhecimentos escolares”.

Segundo o estudo, conhecer o mundo favorece o processo de compreensão, realizado por meio da linguagem oral e escrita: “a coerência abrange, além da coesão textual, outros fatores de ordens diversas, tais como, elementos lingüísticos, conhecimento de mundo, conhecimento partilhado, situacionalidade, informatividade, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade”. Assim, o saber intelectual seria um dos fatores responsáveis pela construção de sentido — pela coerência textual.

O estudo revelou que jovens e adultos que estão iniciando o processo de alfabetização apresentam dificuldades para relacionar o desfecho ao evento principal e aos episódios narrados ao longo da história. No entanto, ao contrário, alunos que estão concluindo a educação básica de jovens e adultos não apresentam tal dificuldade. A pesquisa também identificou que alunos pertencentes ao mesmo ciclo, mas com níveis de experiência escolar distintos, apresentam performance melhor do que os alunos sem nenhum tipo de escolarização: “a partir desses resultados verificou-se que a aquisição da leitura e da escrita é muito importante no estabelecimento da coerência em situação de produção oral de histórias”, dizem os pesquisadores.

Contudo, para o estudo, o importante é saber qual o papel da escola na superação dessas dificuldades de coerência na linguagem. Para que os alunos entendam a organização lingüística e a estrutura do texto, concluem os autores, é fundamental “o planejamento de situações didáticas” que permitam aos alunos refletirem sobre as partes que constituem e dão sentido a um texto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)