Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

FAB inicia apresentações aéreas do projeto Portões Abertos

Portal Brasil - 03 de setembro de 2016 - 08:20

A Força Aérea Brasileira (FAB) inicia, neste sábado (3), em Brasília, as atividades do projeto Portões Abertos, que conta com apresentações especiais da Esquadrilha da Fumaça nas Bases Aéreas do País.

Na capital federal, a Base Aérea abre os portões para quem já tem fascínio pela aviação e para os que querem conhecer de perto como funcionam as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além de Brasília, o projeto Portões Abertos ocorrerá em outras Bases Aéreas do País. No domingo, 4 de setembro, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. No dia 9 de outubro, a Base Aérea de Manaus abrirá as portas ao público e, nos dias 22 e 23 de outubro, o evento chegará à Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A iniciativa da FAB integra as comemorações pelo Dia do Aviador, celebrado em 23 de outubro para lembrar o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis.

Programação Brasília

Durante todo o dia, o público ainda terá a oportunidade de conhecer helicópteros e aviões de transporte da FAB, como o C-130 Hércules, os aviões de caça F-2000 Mirage, e o Super Tucano. Uma maquete em tamanho real do Gripen NG, novo modelo de caça comprado pela Aeronáutica, deverá atrair também a atenção das pessoas. Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som. Os 36 caças Gripen serão entregues à FAB a partir de 2019.

O ponto alto desse momento aéreo será a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Quem for, assistirá a uma prévia das manobras que os pilotos vão mostrar no desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.

“Estão vindo de Pirassununga [sede da Esquadrilha da Fumaça, no interior de São Paulo] para fazer a apresentação do 7 de Setembro, e vão fazer uma apresentação exclusiva para a Base Aérea de Brasília. Quem estiver aqui, no dia 3 de setembro, vai poder ver de pertinho a Esquadrilha da Fumaça”, explica o coronel-aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, comandante da Base Aérea de Brasília.

A expectativa dos organizadores é que 50 mil pessoas passem pela Base Aérea de Brasília, no dia 3 de setembro. O coronel-aviador Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues ressalta o caráter cívico do evento. “É um momento que a gente pode aproximar a sociedade do Distrito Federal para conhecer o trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira”.

SIGA-NOS NO Google News