Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/04/2012 17:09

Exposição em SP conta história das pessoas com deficiência

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil

São Paulo - A história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência no país é o tema da exposição itinerante promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República. A mostra está sendo apresentada no Memorial da Inclusão, em São Paulo. A exposição Para Todos – O Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil é gratuita e ocorre até o dia 9 de maio.
De forma lúdica e educativa, a exposição pretende mostrar como as pessoas com deficiência se organizaram e reivindicaram seus direitos ao longo dos anos. “O objetivo da exposição é divulgar a história de luta do movimento social da pessoa com deficiência”, destacou Elza Ambrósio, curadora do Memorial da Inclusão.
O passeio pela exposição é feito por meio de uma linha do tempo que começa na antiguidade, mostrando, por exemplo, o registro mais antigo de uma pessoa com deficiência, apresentado na obra Estela de Rama, datada de 1.250 a.C. (antes de Cristo). Na obra, um porteiro do templo faraônico de Astarte é desenhado apoiando-se em um bastão e com uma anomalia na perna esquerda.
Os visitantes descobrem, no decorrer da visita, que a primeira cadeira de rodas foi construída em 1595, que o sistema braille foi criado em 1825 e que, em 1981, foi decretado o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência. “A exposição traça, em paralelo, o momento da história e o movimento de luta da pessoa com deficiência”, explicou a curadora do memorial. A exposição conta com todos os recursos de acessibilidade e é interativa. “A exposição é completamente acessível, com piso tátil, audiodescrição, fones, braille e relevos”, completou.
Segundo a secretaria, a exposição também deverá passar por Florianópolis, pelo Rio de Janeiro, por Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.
O Memorial da Inclusão foi inaugurado em 3 de dezembro de 2009 e reúne fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens e às iniciativas que viabilizam oportunidades e conquistas às pessoas com deficiência. Mais informações sobre O Memorial da Inclusão estão disponíveis no site www.memorialdainclusao.sp.gov.br.
Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)