Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

28/04/2012 17:09

Exposição em SP conta história das pessoas com deficiência

Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil

São Paulo - A história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência no país é o tema da exposição itinerante promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República. A mostra está sendo apresentada no Memorial da Inclusão, em São Paulo. A exposição Para Todos – O Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil é gratuita e ocorre até o dia 9 de maio.
De forma lúdica e educativa, a exposição pretende mostrar como as pessoas com deficiência se organizaram e reivindicaram seus direitos ao longo dos anos. “O objetivo da exposição é divulgar a história de luta do movimento social da pessoa com deficiência”, destacou Elza Ambrósio, curadora do Memorial da Inclusão.
O passeio pela exposição é feito por meio de uma linha do tempo que começa na antiguidade, mostrando, por exemplo, o registro mais antigo de uma pessoa com deficiência, apresentado na obra Estela de Rama, datada de 1.250 a.C. (antes de Cristo). Na obra, um porteiro do templo faraônico de Astarte é desenhado apoiando-se em um bastão e com uma anomalia na perna esquerda.
Os visitantes descobrem, no decorrer da visita, que a primeira cadeira de rodas foi construída em 1595, que o sistema braille foi criado em 1825 e que, em 1981, foi decretado o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência. “A exposição traça, em paralelo, o momento da história e o movimento de luta da pessoa com deficiência”, explicou a curadora do memorial. A exposição conta com todos os recursos de acessibilidade e é interativa. “A exposição é completamente acessível, com piso tátil, audiodescrição, fones, braille e relevos”, completou.
Segundo a secretaria, a exposição também deverá passar por Florianópolis, pelo Rio de Janeiro, por Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.
O Memorial da Inclusão foi inaugurado em 3 de dezembro de 2009 e reúne fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens e às iniciativas que viabilizam oportunidades e conquistas às pessoas com deficiência. Mais informações sobre O Memorial da Inclusão estão disponíveis no site www.memorialdainclusao.sp.gov.br.
Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)