Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/03/2004 07:39

Exibição de criança doente na TV pode ser proibida

Agência Câmara

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática está analisando o Projeto de Lei 2787/03, do deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP). A proposta proíbe a exposição da imagem de crianças e adolescentes doentes pelos veículos de comunicação.
De acordo com o texto, quem usar imagem ou voz de criança doente ou de seus familiares para pedir doações para tratamento médico estará sujeito a advertência; multa; suspensão da veiculação do programa; ou suspensão da publicação e recolhimento dos exemplares.
O projeto permite o pedido de doações, desde que não haja exibição da criança beneficiária.

Estratégia de marketing
"A exibição de crianças doentes em programas de televisão vem se tornando rotina no Brasil", afirma o autor da proposta. "Por meio dessa horrível estratégia de marketing, procura-se explorar doenças e deformidades no intuito de causar impacto ao telespectador e aumentar a audiência de seus programas".
O parlamentar afirma que esse procedimento contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente, e lembra que o código de ética das publicações científicas só permite a divulgação de imagens de pacientes por meio de recursos gráficos que tornem impossível sua identificação. "Se essa preocupação se aplica ao âmbito restrito da literatura científica, maior restrição deverá ser aplicada aos meios de comunicação de massa, que violentam a privacidade das crianças doentes", pondera.

O projeto, que tramita em regime conclusivo, será analisando ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Redação.



Reportagem - Rejane Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)